Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Semana de tornados no Uruguai e belas imagens em São Gabriel


A semana que até agora foi marcada pela instabilidade esta perto de terminar.Neste tempo forte instabilidades pipocaram pelo Conesul gerando trantornos e tempestades.

Na tarde de terça-feira dia 20, nuvens escuras apareceram pelo sul da cidade.O9 radar mostrava instabilidade forte na região.A instabilidade chegou a assustar devido a formação que aparecia no céu da cidade.Mas, o sistema convectivo segui para leste em vez de avançar para o norte deixando apenas belas imagens sem chuva.



























Radar de Santiago mostrava instabilidade
























-----------------------------------------------------------------------------

Ainda nesta semana dois tornados atingiram o Uruguai.


O primeiro ocorreu na segunda-feira.Na localidade de Villa del Rosário, ao sul de Barra do Quaraí.Árvores foram arrancadas, casas foram destelhadas e lavouras foram arrsadas.Devido a pouca densidade populacional ninguém saiu ferido.


Estragos mostram a força do vento do tornado



















Imagem de radar da hora do tornado, mostra forte instabilidade




























O segundo ocorreu em Baltasar Brum.As rajadas de vento lá chegaram a 160km/h. A cidade de 3000 habitantes sofreu com alguns danos e a falta de energia.


Mapa mostra localização da cidade






















----------------------------------------------------------------------------

A previsão é de que a instabilidade cesse aqui na região amanhã, quando uma mass de ar frio avança do sul, derrubando as temperaturas.Para São Gabriel espera-se temperatura de 10ºC, podendo inclusive chegar a 8ºC.Mas a trégua será pequena e segunda o tempo se deteriora.São esperado altos volumes de chuva e temporais segundo alguns modelos.Espera-se para aqui de 15 a 35mm.
Modleo GFS até dia 28

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...