Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Chuva retorna e cenário é de risco nesta semana

O Rio Grande do Sul terá uma semana marcada pela instabilidade e pela chuva, que poderá alcançar volumes elevados.
Ao norte uma massa de ar quente em contraste com uma forte massa de ar polar no sul da Argentina formará um bloqueio atmosfério, o que tornará uma frente fria que se encontra no Prata em frente semi-estacionário sobre o estado do Rio Grande do Sul.A temperatura mais alta hoje e amanhã é de influência do Jato de Baixos Níveis e da advenção de ar mais quente do norte.
Os modelos sugerem inclusive acumulados de até 150mm em alguns locais, o que não pode ser descartado principalmente no norte do Rio Grande do Sul.
Índice de instabilidade (em azul) é alto sendo o motivo de risco nesta semana
Além de altos volumes não se pode descartar granizo isolado e vento moderado.
Aqui na região o céu desde manhã esta nublado e com a temperatura em elevação, ainda hoje a temperatura poderá chegar acima dos 22ºC.O cenário se que se instata apartir de hoje deve ter dois picos, um nesta quarta e outro na sexta e no sábado.

Modelo mostra ar quente ao norte (em amarelo, laranja e vermelho) e ar frio ao sul (em verde, azul e roxo)
Análise do Intstituto Simepar mostra frente fria no Prata

Previsão para São Gabriel (abaixo) mostra a instabilidade perdurando durante os próximos 5 dias (abaixo previsão para apenas 4 dias), os modelos sugerem até que a massa de ar frio que se encontra no sul argentino avançará para o RS por volta do dia 20 e do dia 21.Trazendo marcas negativas para outras regiões além da Serra.Enquanto isso nesta semana o sul do país vizinho sofrerá com frio de até -15ºC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...