Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Semana começa fria, mas calor chega apartir de quarta

O ar seco e frio associado a um centro de alta pressão deixou o céu claro e temperatura baixas em todo RS.Aqui em São Gabriel a mínima foi de 4,4ºC.
Na noite de sábado uma frente quente (sentido norte para sul) avançou sobre o RS trazendo chuva forte para São Gabriel e região (como se pode ver na imagem de radar abaixo).A frente ao chegar a fronteira e ao Uruguai, se tornou um sistema frontal frio com ar gelado na retaguarda.A frente fria prvocou mais chuva na fronteira com o Uruguai, onde cidades como Livramento, Bagé e Dom Pedrito tiveram mais de 80mm.Ao avançar para o norte a frente fria foi perdendo força, até se afastar para o mar com o intenso ciclone extratropical, a qual estava associada.

























Chuva no fim de semana:
  1. Dom Pedrito..........................87,0mm
  2. Livramento...........................82,4mm
  3. Bagé........................................81,6mm
  4. Quaraí.....................................59,8mm
  5. Sãoi Gabriel (blog)................42,5mm
  6. Alegrete.................................40,8mm
  7. Rosário do Sul........................40,0mm
  8. Caçapava................................32,2mm
  9. São Gabriel (Inmet)..............30,6mm
  10. São Gabriel (PCD).................28,2mm
  11. Santiago...................................24,6mm
  12. Uruguaiana.............................22,0mm
  13. Santa Maria............................14,2mm
  14. Santa Margarida do Sul.........13,0mm
  15. Vila Nova do Sul.....................11,0mm



O ar seco deve ganhar mais força amanhã, a Campanha deve ter geada, inclusive na região de São Gabriel.A mínima na região deve ficar entre 0ºC e 3ºC.

A chuva do fim de semana não chegou a aumentar o nível do rio Vacacaí que já tinha começado a baixar na quinta e na sexta.Segundo dados da Defesa Civil o rio se encontra 1 metros acima do nível normal, mas com o tempo seco deve voltar ao leito.

A chuva dá uma pequena trégua, mas retorna na quarta.Quando áreas de instabilidade avançam sobre o RS, a chuva não deve ser volumosa.Na quinta a instabilidade pela manhã, período em que ainda pode chover.
Mas apartir da quinta e na sexta, a advenção de ar quente do norte eleva as marcas em praticamente todo Rio Grande do Sul, antes da chegada de uma frente fria.Para a região se espera máximas em torno dos 25ºC, mas caso haja a formação do jato de baixos níveis sobre a região as temperaturas poderão chegar aos 27ºC.
O ar quente antecede a chegada de uma frente fria na sexta, no sul e na Campanha deve chover ainda na sexta feira. No resto do estado a chuva deve chegar no começo de sábado.Existe o risco de temporais, devido ao ar quente que deve intensificar a frente sobre o território gaúcho.
Os modelos projetam no fim de semana o avanço de um ar frio, o que deve derrubar as temperaturas primeiramente no sul gaúcho e região de Campanha.




Modelo GFS projeta um sistema frontal com linha bem definida.Na imagem da previsão para sexta a noite, a frente fria tem sua área de chuva mais intensa sobre a região e São Gabriel.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...