Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Chuva forte e sistema frontal


A frente fria que no sábado trouxe chuva para São Gabriel permanceu estacionária sobre o RS neste domingo, o que próporcionou a formação de núcleos isolados, sendo que um deles trouxe granizo para Bagé.
Hoje o sistema frontal que retornou como frente quente trouxe e ainda traz chuva forte para principalmente o centro, oeste e sul gaúcho.Em São Gabriel no ponto de coleta do blog o acumulado chega aos 95mm desde a madrugada, mas a chuva é contante e Alegrete já chega aos 100mm.
Um centro de baixa que esta junto com a frente quente entrara no processo de ciclogênese no fim da tarde e com o avanço de ar mais frio pelo sulo sistema frontal voltará a avançar para norte como uma frente fria.
Alerta-se para o risco de temporais no fim do dia pois existe a advenção de ar quente do norte e avanço de ar frio do sul o que aumentará ainda mais o contraste térmico sobre pressão atmosférica baixa.


Frente quente sobre o RS é alimentada pelo ar quente mais ao norte

Satélite da Nasa que monitora as precipitações do espaço em sua passagem sobre a América do Sul nesta manhã mostra intensas chuva sobre o RS
Núcleo que trouxe granizo para hoje ontem
Amanhã com o avanço de ar mais frio pelo sul o céu começa a limpar.A temperatura mínima cai e as máximas sobrem graduadativemente ao longo da semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...