Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Fim de semana de virada no tempo antecedida por muito calor

Após o temporal que trouxe granizo ontem para Porto Alegreo ar mais seco garante uma temperatura mais baixa hoje pela tarde e uma madrugada menos quente.
Mas amanhã o sudoeste, o oeste e a Campanha terão tempertauras muito altas devido a advenção forte de ar quente do norte pelo Jato de Baixos Níveis que deve trazr rajadas até forte de vento norte amanhã e no sábado.Nas áreas citadas a temperatura irá variar de 35ºC a 39ºC não se descartando marcas mais altas em locais historicamente quentes, incluindo São Gabriel.No resto do estado as máximas ficam perto 32ºC, salvo o litoral onde não faz mais de 26ºC e ainda junto com o norte pode registrar pancadas de chuva.

Vento forte sinaliza presença de Jato de Baixos Níveis

No sábado ainda fz calor, mas no ínicio da noite a frente começa a avançar provocando chuva e temporais no Uruguai e centro argentino.
O sistema frontal deve atingir a região de São Gabriel entre a noite de sábado e a manhã de domingo trazendo chuva em volumes de até 50mm e possivelmente em Vila Nova do Sul quebrando do tabu da Romaria de Nossa Senhora de Saúde, qual em suas 26 edições anteriores nunca teve chuva.
O avanço da frente fria traz chuva para todo estado com risco de temporais de até granizo em ponto localizados.Os índices de instabilidade mais baixos são projetados para a fronteira com o Uruguai, campanha e área entre Uruguaiana e São Borja.
Risco de temporais entre sábado e parte de domingo

Os maiores acumulados são projetados para a região de Santo Ângelo e Missões que devem ter até 100mm.Outros pontos devem ter chuva de 50mm a 75mm.


A baixa umidade de ontem junto ao ponto de orvalho de apenas 2ºC favoreceu incendios em São Gabriel.Um foco no Jardim Europa foi rápidamente controlado.Mas no distrito de Caiboaté o fogo já durava 26h e já tinha queimado mais de 50ha obrigando a retirada de algumas família do assentamento do MST "Conquista do Caiboaté".Problemas em viatura impediram a chegada rápida dos Bombeiros.
Área destaca da imagem do satélite TERRA mostra focos de incêndio em São Gabriel

Previsão para a região - 4 dias
Devido a uma viagem que farei amanhã o Especial de Aniversário do Tempo e Clima SG com imagens deste perído ficará para segunda-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...