Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O que se projeta para os próximos dias

A temperatura sobe hoje e já atinge os 34,3ºC em São Gabriel, mas amanhã com a chance de chuva e de uma nebulosidade maior as marcas não passam dos 35ºC, permanecendo na casa dos 32ºC.
Na quinta feira a temperatura se eleva mais e pode alcançar os 36ºC em alguns locais ficando em média por volta dos 33ºC e 34ºC.Com o ar seco a forte elevação não gera convecção na Campanha gaúcha.Quanto a noite de quinta ela tende a ser de temperatura na casa dos 22ºC aos 25ºC.
Na sexta a advenção de ar quente e úmido pelo Jato de Baixos Níveis (vento norte) traz marcas altas para a região oeste e da Campanha variando de 34ºC a 39ºC com destaque para locais historicamente quentes.Enquanto as marcas sobem muito no restante do estado, o litoral não deve ter marcas maiores que 27ºC.
Com o ar mais úmido não se descarta pancadas fortes de chuva como nos dias anteriores com risco de temporal muito localizado principalmente no norte.
No sábado e domingo o avanço de uma frente fria traz chuva generalizada, com acumulados podendo chegar aos 100 ou 130mm na região Metropolitana e ao norte do centro do estado.Os índices de instabilidade de sábado não permitem descartar temporais fortes com granizo na Campanha gaúcha e em munícipios que fazem fronteira com o Uruguai e com a Argentina.Mas o risco e mais alto no centro-norte argentino e sul do Paraguai onde o CAPE projetado ultrapassa os 3300Kj condizindo até com tempestades severas e capazes de produzir tornados.
Quanto a São Gabriel e região a chuva deve variar de 10mm até 45mm aliviaria a situação da estiagem.
Para o começo da semana o GFS indica tempertaura baixa em torno de 9ºC e 10ºC para o estado oq eu significa uma massa de ar frio forte para esta época do ano.Mas somente em novas rodadas o frio pode ser confirmado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...