Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Risco de tempestades em cenário divergente

O cenário se torna de risco apartir de amanhã com o avanço de um sistema de baixa pressão, sobre o estado do Rio Grande do Sul.Adverte-se sobre o risco de temporais com granizo e vento e de altos acumulados pluviométricos.
Na região de São Gabriel a temperatura segue entorno dos 30ºC aos 32ºC e com mínimas entre 18ºC e 22ºC na terça e na quarta.Com risco de temporais e chuva forte.

Cirrus no céus de São Gabriel nesta tarde vem de áreas de instabilidade que traziam chuva forte na região de Paraná na Argentina no começo da tarde. Por aqui pressão já esta em queda.

---------------------------------------------------------------------------------------
Bom, a previsão se torna mais complicada quanto a região aonde devem ocorrer os maiores acumulados.Quanto a isso o GFS na saída desta madrugada indicava os maiores acumulados numa faixa desde Uruguaiana a Camaquã incluindo São Gabriel, onde se projetava mais de 40mm.

Saída das 00Z
Mas na última saída do GFS, os maiores acumulados ficaram no oeste do Uruguai na região de Salta onde o modelo projeta 100mm.A mesma saída projeta mais de 60mm na região metropolitana, onde a cidade de São Leopoldo foi castigada com mais de 120mm neste domingo.
Ainda o modelos europeu indicava chuva mais forte no oeste do Rio Grande do Sul.

Sobre a trajetória o modelo GFS indica uma rota totalmente atípica com o sistema se deslocando em direção ao Rio da Prata com um possível centro quente (transição subtropical ou tropical).

Mas o europeu indica um sistema comum sem nenhuma rota atípica com deslocamento para o mar.

----------------------------------------------------------------------------------------

No geral haverá advenção de ar bastante úmido desde áreas amazonicas pelo sistema, qual já provoca convecção forte sobre pode trazer chuva forte inclusive em áreas da Campanha aonde a estiagem é maior.
A tendência é de o modelo europeu se aproxime mais da realidade, pois vem mantendo em algumas rodadas chuva maior.
Com formação de um ciclone que o ETA coloca com pressão de 998hPa.Adverte-se para o risco de rajadas forte no litoral e de risco de granizo como já comentado.

Post pode ser atualizado conforme evolução do cenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...