Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quinta-feira, 17 de março de 2011

Frente fria avança com chance de temporais isolados

Um processo de frotogênese se dá neste momento sobre o Uruguai e fronteira com o RS, a formação deste sistema frontal traz muito calor para o RS, mas áreas da Campanha terão maior nebulosidade e temperaturas menores conforme o avanço do sistema entre a noite de hoje e amanhã.
Em São Gabriel a temperatura chegou a 38,5ºC na estação do Inmet, mas a nebulosidade aumento e com vento oeste que sopra com rajadas fortes a temperatura já caiu para 30ºC.
Parte do sistema esta na fornteira com o Uruguai e chuva já foi registrada em Alegrete, Uruguaiana e Livramento, onde houve uma queda de temperatura.
Imagem de satélite abaixo
O sistema pode trazer temporais isolados pois tem o suporte do Jato Subtropical em níveis altos da atmosfera e a advenção de ar mais úmido e vento norte em baixos níveis por cima do centro argentino e parte do RS.Mapa abaixo da umidade, vento em 850hPa.
Áreas isoladas de instabilidade tendem a ser formar sobre a Campanha no fim desta quinta-feira, onde imagem de radar, abaixo, registava núcleos de chuva destacando um de forte intensidade ao norte de Santana do Livramento.
A frente pode trazer temporais isolados com chance de ventania e possível mas pequena chance de queda de granizo.
A frente estara associada a um ciclone profundo com valores de 980hPa na região sul argentina, o ciclone deve impulsionar ar mais frio e seco associado a centro de alta pressão entorno do 1016hPa.
Aqui na região o fim de semana será de sol com mínimas entre 15ºC e 12ºC, as máximas oscilam entre 28ºC e 31ºC, conforme o anticiclone se desloca para o mar na segunda a temperatura vai subindo, mas os modelos indicam no dia 23 o avanço de um sistema frontal de maior intensidade.
Modelos indicam baixa profunda e frente fria sobre o RS na manhã de sexta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...