Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 4 de março de 2011

Há dois anos uma tempestade histórica

Era dia 20 de fevereiro de 2009, ar quente e úmido de origem tropical permanecia sobre o estado do Rio Grande do Sul.No dia anterior chuva forte trouxe 62mm em Livramento, mas ninguém imaginava o que aconteceria aqui em São Gabriel. O pior temporal da última década.


Já havia chovido na noite anterior, mas o dia 20 foi marcado por forte calor com máxima de 34,9ºC na Estação do Inmet, onde a umidade não baixou de 50% naquele dia.
O cenário era propício para formação de tempestades no RS, o que ocorreu durante todo dia, quando núcleos explodiam sobre o território gaúcho.Em São Gabriel a pressão seguia em queda ao longo da tarde na estação do Inmet, atingindo 991,2hPa na hora anterior da tempestade, até mesmo o ponto de orvalho não baixou de 19ºC.Durante aquele dia houve grande divergência de ventos, que sopraram de sul, leste e norte nas horas anteriores da tempestade.A instabilidade ainda foi reforçada com o avanço de um sistema frontal para a fronteira com o Uruguai.
A cumulinbus se instavél desenvolveu rapidamente por volta das 18h, o cenário instável associado a divergência de ventos gerou um grande nuvem de tempestade que provavelmente deve ter chegado a um caráter supercelular.



Relato de morador no site do jornal Zero Hora, comenta sobre a nuvem


Animação de satélite mostra evolução das nuvens naquele fim de tarde, praticamente no centro do estado esta o núcleos que atingiu São Gabriel


O céu foi escurecendo por volta das seis e meia da tarde, sob forte barulho contínuo o que é caraterística de tempestades de granizo.
Pouco depois da 19h se abatia sobre São Gabriel uma violenta tempestade.A chuva chegou torrencial, com granizo e muito vento.A Estação do Inmet registrou ventos que 117,4km/h, que devem ter sido mais intensos em alguns locais, e chuva de 19mm em 1 hora, sendo que em duas horas o acumulado já chegava a 48,8mm.Em poucos minutos mais de 200 casas haviam sofrido danos.


Chegada da tempestade em vídeo de Berny Salvadé





"Eu ouvia o vendaval, mas ficava abrigado em casa. Já estava imaginando os
estragos que seriam causados. Foi muito forte", disse o presidente da Defesa
Civil de São Gabriel, Marcos Paulo do Monte Vieira.


Imagem de radar daquela hora mostrava forte instabilidade equivalente a 60dBz de refletividade

A Cumulinbus, como já foi dito, provavelmente chegou a um caráter supercelular e não se descarta que um tornado tenha atingido o munípio naquele dia 20.Passando a cidade na BR-290 um árvore atingiu um carro que havia estacionado e ainda houve queda de muitas árvores nos arredores da cidade.Mas foi na cidade que ficaram os maiores danos.
Um silo da armazenagem de grãos da Urbano Agroindustrial foi trasformado em um monte de ferro retorcido.


O telhado de um ginásio de paintball foi levantado, cainda por cima das casas e da rede elétrica.


"Veio por cima de tudo. Nunca tinha visto nada parecido", disse o aposentado
Osvaldo Barcelos.





O muro do Estádio Sílvio de Faria Correa também veio ao chão com a força do vento.


Diversas casas tiveram seus telhados danificados e a energia elétrica só pode ser reestabelecida em toda cidade no dia 22 de fevereiro devido tais danos na rede.

Matéria da RBSTV sobre o temporal


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...