Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

terça-feira, 29 de março de 2011

Período de instabilidade que trouxe chuvarada e temporais chega ao fim

Um período de forte instabilidade terminou ontem, em 5 dias foram muitos casos de chuva forte e torrencial queda de barreiras na Serra e de temporais de vento e granizo.



A presença de um sistema frontal estacionário sobre o sul gaúcho e norte uruguaio associado a fortes ventos em níveis altos da atmofera e a uma corrente de jato de baixo níveis que trazia ar quente fez surgirem tempestades muito severas.

Se destaca então um supercélula que adentrou no estado em Barra do Quaraí na sexta, demosntrando valores raramente vistos e extremamente altos no radar o núcleos trouxe granizo no interior de Artigas.Então a supercélula se deslocou para norte e nordeste até atingir Alegrete onde provocou muito vento e queda de granizo gigante no interior do munícipio, descritos até com o tamanho de um ovo de galinha.




Fotos de Alegrete


Animação do radar (clique na imagem abaixo)

Share photos on twitter with Twitpic


Na manhã de sábado novas áreas muito severas se formaram sobre o RS, com valores novamente altos no radar de Santiago não se pode descartar que tenha ocorrido queda de granizo no distrito de Tiraju aqui em São Gabriel.

São Gabriel e região foram registrar chuva mais forte no sábado e no domingo onde choveu torrencialmente em alguns pontos dos municípios.Devido avanço de ar frio ao sul a frente se intensificou, abaixo os acumulados em alguns locais desde o dia 24:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...