Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Cenário atual exige atenção

O avanço de uma frente fria para o Uruguai associada ao Jato de Baixos Níveis que segue trazendo ar quente e instavel para o RS, favoreceu a formação de grande área de instabilidade , denominado CCM (Complexo Convectivo de Mesoescala) que é resultado de grande instabilidade atmoférica e um sistema que traz temporais e chuva extrema.








Confira na animação a evolução do CCM e formação de novas instabilidade resultantes do JBN



Imagem dos radares pela manhã indicava fortes áreas de instabilidade sobre o estado, aqui em São Gabriel choveu forte por volta das 8h30min, na sede do blog a chuva acumulou 26mm.

Em Santa Maria a chuva já chega aos 110mm em alguns locais, mas em Cacequi segundo informações a chuva já chegou aos 150mm.Outra cidade que tem acumulados altos é Santa Cruz do Sul onde a chuva chegou aos 115mm.


Imagem dos raios em Santa Maria na manhã de hoje (Zeca/Meteobrasil)


No entanto ainda segue o alerta para tempo severo (que pode ser visto na lateral esquerda do blog).Novas áreas de instabilidadeque se formam podem trazer granizo e temporais isolados para o RS, inclusive na área de São Gabriel.Nesta tarde a aproximação de um sistema frontal no sul do estado pode favorecer ainda mais a instabilidade e também eventos altos de chuva.


Na imagem do canal vísivel nota-se trilhos de nuvens sobre o território paraguaio, indicando a corrente em 850hPa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...