Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Relato Histórico - Tornado de 1965, na atual Vila Nova do Sul

Localização de Vila Nova do Sul

Quando se houve falar em tempestades severas e principalmente tornados no Brasil, existe a mentalidade de que isto é algo novo, atribuído as mudanças climáticas tão divulgadas pela mídia.Entre diversos relatos em jornais de mais de 40 anos atrás e de citação em livros fica claro que isto não é coisa nova.

Trago hoje, nesta postagem especial, um trecho do livro ''Os dois capitães'' do vilanovense Maximiliano Simionato.Que retrata a história de Carlos Tatsch, vulgo capitão, e de seu pai Lourenço Pedroso figuras muito conhecidas e importantes para Vila Nova do Sul.E é deste livro que trago este trecho referente ao ano de 1965, no atual município de Vila Nova do Sul.




''[O domingo amanhecera com um sol radiante de brigadeiro, temperatura amena, propícia para um passeio.Trancadas as portas e janelas da moradia..., saíram com um Fusca Azul para a casa de um compadre.

Resolveram rumar a casa, porém temendo uma chuva torrencial pararam no seu sogro....Passada a tormenta veio a bonança.Rumando para casa, ao longe desconfiaram de alguma coisa errada.Aproximaram-se.Espanto, horror e destruição.

O Capitão (Carlos Tatsch) diz : ''Mulher, cadê o nosso rancho?''

Inacreditável! Um tornado havia levado pelos ares o imóvel e os móveis, deixando tudo arradasado.Não ficou pedra sobre pedra....

Retornaram ao lugar do desatre.De longe se avistavam peças de roupas nos galhos desnudos das árvores, tremulando, ao sopro de leve brisa, assemelhavam-se as bandeirinhas de festas de São João, geladeira a cem metros de distância, panelas e utensílios mais leves a quilomêtros, tudo foi sugado pela voraz volúpia do tornado]''

Tirem suas conclusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...