Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Instabilidade e granizo em São Gabriel

As áreas de instabilidade formadas por um cavado avançaram na quarta-feira sobre o RS, e foi na tarde daquele dia que se formou uma forte área de instabilidade destacada abaixo na imagem de satélite:


O núcleo de instabilidade chegou a se apresentar forte, encobrindo o sol aqui em São Gabriel e trazendo um temor para a possibilidade de tempestades. Mas aquela área de instabilidade foi perdendo força ao avançar em direção a São Gabriel. Vindo a trazer apenas chuva, mas proporcionando belas imagens:


A chuva que desde quarta-feira até este horário totaliza 59mm trouxe também trovoadas e raios ontem. As áreas de instabilidade trouxeram pancadas fortes pela manhã, mas pela tarde houve melhoria e a temperatura se elevou até os 19ºC.



Quantos a formação das nuvens puderam ser registradas ontem, nuvens asperatus, uma das últimas formações nebulosas a ser nomeada



Áreas mais uma vez áreas de instabilidade associadas a outra área menor pressão atmosférica avançaram sobre o RS, a instabilidade chegou no começo da noite de ontem, mas a chuva mesmo veio nesta manhã. Área de instabilidade de forte intensidade avançou sobre São Gabriel, trazendo mais uma vez granizo para a cidade, as pedras de gelo no geral eram pequenas, mas houve locais da cidade em que houve um pouco de acumulo e que caíram pedras maiores.


Animação do radar mostra instabilidade do granizo (área de vermelho) em São Gabriel


A pressão caiu hoje em São Gabriel para apenas 1005.3hPa na Estação Particular de Murilo Lopes, valor muito baixo. No geral quanto menor a pressão atmosférica menor a temperatura para causar evaporação, a baixa pressão também pode trazer temporais isolados e com nova queda de granizo até mesmo aqui na região.


Segue chovendo hoje na Campanha, onde Bagé teve acumulados ontem variando entre 37mm e 60mm, o que traz alívio para os moradores da cidade que ainda sofrem com racionamento.


Amanhã o tempo já começa a melhorar com o avanço de ar mais frio, a mínima segundo o Cptec aqui na região vai ficar próxima aos 8ºC, a máxima fica em 15ºC. No domingo as nuvens diminuem muito, a mínima fica em 8ºC e a máxima em 16ºC. Na segunda um novo avanço de áreas de instabilidade associadas a uma área de baixa pressão traz novamente chuva e a temperatura varia, a mínima segundo o Cptec fica em 11ºC e a a máxima chega aos 13C. Na terça a formação de um ciclone sobre o RS impulsiona ar mais frio sobre o sul do Brasil, a temperatura cai, mas não deve baixar dos 3ºC na próxima semana.





Fonte : Metsul, Cptec/Inpe, Climatempo, NOAA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...