Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Instabilidade prossegue com avanço de ar quente e depois de sistema frontal

A instabilidade provocada ontem por uma frente quente trouxe chuva forte e acumulados de até 90mm na região de Porto Alegre. As áreas de instabilidade seguiram explodindo durante o dia, o que trouxe pancadas fortes de chuva em diversas cidade da Campanha.
Em Bagé houve o acumulado de 40mm, o mesmo que foi acumulado em Vila Nova do Sul. Em São Gabriel na estação particular de Murilo Lopes o acumulado foi de 30mm ontem.

Hoje o sistema frontal quente avança de norte para sul trazendo chuva forte e chance de granizo para o Uruguai e Buenos Aires. E novas áreas de instabilidade vão seguir se formando sobre o RS conforme ar mais quente associado e uma corrente de jato em baixos níveis adentra em território gaúcho.


Volta a fazer calor e não podem ser descartas máximas superiores a 30ºC em algumas cidades gaúchas. Em São Gabriel deve fazer mais de 27ºC. Amanhã no entanto a frente volta a retornar como um sistema frontal frio e existe a chance de temporais isolados em quase todo RS com risco de chuva forte, numa área que engloba São Gabriel.
O Cptec preve amanhã máxima de 25ºC e mínima em 15ºC para a região de São Gabriel. No domingo ar mais frio avança e as mínimas baixam de 10C na região, sendo as máximas próximas aos 16ºC. A instabilidade no entanto prossegue na segunda e em parte da terça, mas as máximas não passam dos 17ºC e as mínimas ficam próximas aos 6ºC.

Fonte : Cptec/Inpe, Metsul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...