Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

terça-feira, 5 de julho de 2011

Menor mínima em 4 anos. E últimos dias tiveram cinzas, frio e geada

Todo gaúcho deve ter reclamado um pouco do frio que vem fazendo neste últimos dias no Rio Grande do Sul.Mas aqui na região de São Gabriel o domingo foi de um fenomeno que não ocorre todos os anos. As cinzas do vulcão chileno Puyehue chegaram ao RS transportadas por correntes de vento sul que se deram pelo avanço do ar frio.


Imagem de domingo em Vila Nova do Sul traz em síntese como ficou a atmosfera com as cinzas

Satélite de alta resolução da NASA em sua imagem da tarde de domingo mostrava cinzas vulcânicas sobre o centro do RS. Nos dias anteriores o Aeroporto Ezeiza de Buenos Aires teve voos cancelados
---------------------------------------------------------------------------------------------

O frio avançou com força sobre o RS e SC e como foi adiantado aqui no post de sexta-feira São Gabriel teve a menor temperatura desde 2007 ou seja em 4 anos. A potente massa polar trouxe mínimas negativas já no domingo, quando em viagem a Vila Nova do Sul a geada ainda estava presente até as 10h da manhã.


Foto da geada mesmo com sol

O avanço deste ar polar e a instalação da estação Davis no bairro Jardim das Hortências permitiu se verificar os microclimas presentes na cidade de São Gabriel, quando o Inmet em área mais baixa registrou as menores temperaturas.
Veja o gráfico abaixo com as temperaturas registradas nas três estações instaladas em São Gabriel nesta onda de frio:


Quaraí na segunda teve -5ºC a segunda menor temperatura do estado naquele dia.E a cidade da fronteira com Artigas registrou -3,8ºC hoje pela manhã. A vizinha Rosário do Sul teve -1,2ºC na segunda e -1,3ºC hoje, mas a mínima desta onda de frio na estação do Climarosul foi de -1,6ºC na manhã de domingo.

------------------------------------------------------
Amanhã ar mais frio ganha reforço e ainda vai haver geada e temperaturas negativas na região. Pode voltar a fazer os -2ºC no Inmet, e devido ao ar seco a temperatura tende a cair rapidamente no começo da noite.Apartir do fim de semana as máximas voltam aos 20ºC e as mínimas não devem negativar.

Fonte : Metsul - Cptec/Inpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...