Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Frente fria trouxe chuva, granizo e vento forte

Uma intensa frente fria avançou sobre o Rio Grande do Sul no fim de semana, a linha frontal de forte intensidade avançou sobre o RS apartir das 22h de sábado. Trazendo muito vento e chuva forte.
Tempestades localizada já ocorriam na manhã de sábado quando houve queda de granizo em Bagé e pancadas de chuva localizadas em outras áreas de Campanha. Bagé neste fim de semana teve acumulados superiores a 100mm em alguns pontos.

A tarde que era de abafamento devido a alta umidade deu lugar a uma noite de calor com o avanço de ar mais quente do norte. O avanço de ''combustível'' na atmosfera já instável e com baixa pressão atmosférica proporcionou a formação de nuvens de tempestades no fim da tarde de sábado, estas que podem ter chegado a caráter supercelular devido as condições do período.

As tempestades trouxeram grande atividade elétrica, esta que pode ser verificada no vídeo de João Vítor, colaborador daqui do blog que é da cidade de Bagé.




Houve queda de granizo em diversas cidades do estado, e o avanço da frente ainda provocou vendavais e chuva torrencial. Esta que acumulou 18mm aqui em São Gabriel e acumulados variando entre 15 e 25mm nas cidades vizinhas. São Gabriel mais uma vez teve granizo, assim como Santa Margarida do Sul e novamente em Bagé, além de outras cidades do Rio Grande do Sul.

Queda de granizo em Bagé, vídeo de João Vítor


Chegada de frente fria em Vila Nova do Sul


Fonte : Metsul, Tempo e Clima SG, NOAA, Meteobrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...