Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Frio diminui e temperatura começa a subir

Uma massa de ar polar forte para este mês trouxe marcas negativas para o Rio Grande do Sul já no sábado, mas o ápice do ar frio ocorreu ontem, quando um centro de alta pressão com valores de 1035hPa trouxe ar bastante seco para o RS, o que proporcionou a formação de geada. Esta deve ser prejudicial a agricultura e as pastagens nativas que já estavam em brotação.


Em São Gabriel o domingo foi de variação entre os micro-climas, quando o Inmet em área de baixada registrou 0,1ºC e a Davis em área pouco mais elevada teve 1,8ºC. Hoje (segunda) a mínima na cidade foi de 4,6C sendo registrada nas duas estações.




Quando se fala em neve é comum se escutar a região dos Aparados e as Serras Gaúcha e Catarinense. Mas a neve desta vez só ocorreu no sul gaúcho, na região de Canguçu, onde os parceiros do Capinchocumulus ficaram acampados. Além da neve, em uma área de baixada eles registraram -3,9ºC.


Imagens dos parceiros do Capinchocumulus no registro da neve e de poças d'água congeladas


Nesta semana o ar frio vai perdendo força e a temperatura sobre gradativamente, mas o vento segue trazendo sensação térmica bastante baixa.
Na quinta-feira a instabilidade que predominava no norte do RS irá cobrir todo estado podendo trazer chuva forte.

A temperatura amanha oscila entre 7ºC e 14ºC com oscilação entre períodos de sol e de mais nebulosidade. Na quarta-feira podem ocorrer pancadas de chuva pela noite e a temperatura oscila entre 9ºC e 18ºC. Na quinat-feira a nebulosidade será maior pela manhã, quando há chance de chuva, o tempo melhora e a temperatura oscila entre 11ºC e 17ºC.

Fonte : Metsul, Cptec/Inpe, Capinchocumulus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...