Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Objeto achado em São Gabriel é apenas uma sonda meteorológica

Um fato chamou a atenção e ganhou repercução aqui na cidade de São Gabriel, sendo noticiado até na RBSTV. Um objeto pouco comum encontrado na localidade municipal de Azevedo Sodré, chamou a atenção, dando origem a várias teses sobre o aparelho.


Imagem de Valdir Borin



Surgiram teses de que o aparelho seria parte de um OVNI, ou então que teira vindo da Austrália, mas teorias a parte não havia nada de mais no objeto.

O cineasta gabrielense Valdir Borin foi até a fazenda onde o objeto foi encontrado e depois levado até a Delegacia de Polícia de São Gabriel, onde ainda se encontra, para entrevistar Juares Vieira que o havia achado. Então o blog tentou contatar Valdir explicando que o objeto se tratava apenas de um balão com uma sonda meteorolócia.



Apesar de a população não saber as sondas meteorológicas são muito comuns. Elas são lançadas todos os dias em três cidade gaúchas (Santa Maria, Uruguaiana, Porto Alegre) pelos aeroportos locais. A sonda vai presa a um balão de hélio que muitas vezes conta com um para-quedas, como é o caso da achada aqui em São Gabriel. O aparelho é responsável por fazer um perfil vertical da atmosfera, coletando dados de temperatura, vento, ponto de orvalho e índices de instabilidade. As sondagens realizadas pelo DECEA (Departamento de Controle do Espaço Áreo) são muito importantes na previsão do tempo, sendo utilizadas pelos modelo de previsão numéricos.



Abaixo imagem do balão meteorológico e da sonda que faz a leitura das variáveis

O fato de a sonda encontrada ser de fabricação da Vaisala, uma empresa americana, aumentou mais o mistério que perdurava. Provavelmente o objeto deve ter vindo de Santa Maria trazido por correntes de vento.
Mas o aparelho se tratava apenas de uma sonda meteorológica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...