Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Começa a primavera astronômica junto a queda de satélite

Hoje dia 22 de setembro começa a primavera astronômica, apesar da estação das flores já dar sua cara desde o último mês de agosto. Mas a estação começa astronomicamente hoje, quando ocorre o Equinócio de Primavera no Hemisfério Sul e o Equinócio de Outono no Hemisfério Norte, sendo que neste dia 22 de setembro o dia e a noite têm a mesma duração.
Neste primeiro dia de primavera a temperatura mínima me São Gabriel foi de 10,7ºC registrada na Estação Davis instalada no Bairro Jardim das Hortências, mas a tarde de hoje será quente e não se descarta máxima de 30ºC na cidade de São Gabriel.
Praticamente todo estado de Rio Grande do Sul vai ter uma tarde quente e com máximas superiores aos 25ºC. Mas amanhã a instabilidade retorna e pode chover forte no norte do estado com chance de temporais isolados, aqui na região e no centro-sul do estado a nebulosidade será variável e pode chover inclusive forte em áreas muito localizadas. No sábado ar mais frio avança e novamente as mínimas baixam dos 10ºC, mas a tarde a temperatura sobe rapidamente.



Previsão do CPTEC
---------------------------------------------------------------
Mas neste dia o que tem chamado a atenção é a possiblidade da queda do satélite UARS ainda hoje. O satélite que foi enviado em 1991 pela nave Discovery, tem o tamanho aproximado de um ônibus e pesa 6 toneladas. Destinado a pesquisa e estudo da alta atmosfera o satélite deixou de operar em 2005. O satélite americano no entanto está para cair na Terra, mas a NASA não sabe onde ele deve cair. Mas a Agência Espacial America espera que ele se desintegre na reentrada na atmosfera terrestre. A chance de que o satélite caia hoje existe, mas projeções indicam que ele deve cair amanhã.
O ponto da queda ainda é incerto, mas pelas últimas projeções os Estado Unidos estariam fora da possibilidade de serem atingidos pelo objeto. A órbita projetada tem variado, mas não se pode descartar a chance de que possam cair fragmentos do satélite em território brasileiro, visto que deve passar sobre a América do Sul após entrar na atmosfera como uma bola de fogo.
´
Órbita projeta até o momento:


---------------------------------------------------
Fonte : Metsul, Cptec/Inpe, NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...