Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Frente Fria e mais granizo em São Gabriel

São Gabriel teve sua nona queda de granizo neste ano, após registros no domingo e na segunda da última semana, mais uma vez o fenômeno foi registrado. Desta vez foi pela madrugada com chuva forte e raios, as pedras de gelo chegaram a ser até grandes.


Célula do granizo em São Gabriel (destacada)

O granizo e a chuva que cairam aqui no Rio Grande do Sul hoje, foram efeito do avanço de uma frente fria sobre o estado.Após o calor de ontem, quando a Estação do Inmet registrou 30,7ºC, a frente fria encontrou um cenário favorável a instabilidade, que começou a ''pipocar'' na madrugada de hoje. Além de São Gabriel, municípios como Bagé e Santa Maria também registraram queda de granizo.


Frente fria se ativou na madrugada


Pancadas de chuva fortes e acompanhadas de vento foram registrados em cidades como Santa Maria e Porto Alegre. Quanto a chuva a cidade de São Gabriel teve 21mm e Bagé teve um acumulado de 40mm.

------------------------------------

Na Argentina um fato curioso chamou a atenção, após a passagem da frente fria pela região de Córdoba, os ventos de sul provocaram uma nuvem de sal. Como pode ser vista na imagem ds alta resolução abaixo que também registrou o avanço de fumaça de norte em direção do RS devido a presença do Jato de Baixos Níveis.


----------------------------------------------


Após a passagem da frente fria, ar mais seco e frio avança. O tempo já começa a melhorar hoje no fim da tarde, e é apartir deste horário que se espera que ocorram as mínimas do dia. A temperatura cai para entorno dos 2ºC segundo a Metsul na região de Bagé amanhã, onde pode ocorrer geada.


Ao longo da semana a temperatura sobre gradualmente, mas ainda faz frio na manhão do dia 7 de setembro. A semana que será de tempo seco, terá máximas agradáveis e beirando os 21ºC. No próximo fim de semana a temperatura sobe mais.


Previsão do Cptec/Inpe

Fonte : Cptec/Inpe, INTA, Metsul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...