Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Frente Fria (30/09/11) - Rio Grande do Sul

A frente fria que avançou nesta última sexta-feira sobre o Rio Grande do Sul trouxe tempestades e granizo. A imagem abaixo mostra o panorama do avanço de uma supercélula sobre São Gabriel na tarde de sexta:






Após passar pelo Uruguai já na madrugada de sexta-feira o sistema favoreceu a formação de fortes áreas de instabilidades no sul gaúcho, uma destas células de tempestades trouxe granizo grande para a cidade de Hulha Negra. Onde a cidade teve mais de 90% das casas danificadas pelo temporal.




A célula que provocou granizo do tamanho de ovos de galinha, tinha refletividade de 70dBz pelas iamgens do radar de Canguçu (abaixo).
Ao longo da tarde novas áreas de instabilidade avançaram se formaram sobre a Campanha Gaúcha, avançando para o norte com forte intensidade. Pouco tempo depois uma tempestade supercelular chegava a cidade de São Gabriel. A nuvem de tempestade (em imagem abaixo de Marcelo Ribeiro com a prefeitura municipal) assustou e fez a tarde virar noite na cidade.


A base da nuvem bem estriada é uma das características de tempestades supercelulares, onde o ar quente que entra na nuvem apresenta rotação, ou seja, um meso-ciclone. Tempestades como a que avançou sobre São Gabriel na última sexta, tem alto potencial severo, com chance de tornados e granizo grande.




Imagem de radar mostrava forte área de instabilidade em São Gabriel


Mas após a passagem das fortes áreas de instabilidade comentadas, uma linha de tempestades começou a se formar sobre a Campanha Gaúcha. Na imagem abaixo do satélite Goes, nota-se a saliência nas nuvens sobre o sul gaúcho, indicando nuvem com topos mais elevados.


A instabilidade chegou com rajadas de vento que chegaram a 43km/h no avanço da linha e ouve queda de granizo em áreas do município. Em Rosário do Sul também ouve vento e muita chuva, mas lá o granizo foi mais fortes com queda de bastante granizo.

Imagem abaixo do colaborador Guilherme Pacheco, mostra as luzes da cidade acesas e o céu escuro antes da queda de granizo na cidade vizinha.
A instabilidade também trouxe granizo a Santa Maria (vídeo abaixo do colaborador José João), Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Caxias do Sul, Santa Rosa, além de outros municípios. Na noite de sexta fortes áreas de instabilidade que se formaram na Argentina trouxeram tempestades e muita chuva, em Santiago o vendaval foi intenso com rajadas de 111km/h. Ainda na região central do Rio Grande do Sul, Restinga Seca teve danos devido ao vento que ''arrancou'' a cobertura de um ginásio de esportes.


Granizo em Santa Maria:




A chuva totalizou 78mm aqui em São Gabriel, na região, choveu 81mm em Vila Nova do Sul e 90mm em Santa Margarida do Sul. Em Bagé algumas medições indicaram cerca de 75mm no município e em Dom Pedrito a chuva chegou a 100mm em 24h.

Em Santa Margarida do Sul a chuva foi suficiente para causar uma enchente no Arroio do Salso no inteiror do município, a água que saiu do leito inundou áreas de várzea próximas.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...