Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Frente Fria (30/9/11) - Argentina e Uruguai

Na quarta-feira o avanço de uma frente fria sobre a Pampa argentina trouxe temporais localizados, pela manhã de quinta-feira áreas de instabilidade explodiram em intensidade sobre a área de Buenos Aires, com pode ser visto na imagem de radar abaixo:


As 8:20 da manhã de quinta, tempestades de rápido desenvolvimento trouxeram granizo de 1cm na área da Grande Buenos Aires. A tempestade apresentava uma grande característica das supercélulas, a base estriada. Foto da nuvem abaixo:


A instabilidade que se sucedeu a primeira também chegou a caráter supercelular, na imagem abaixo nota-se a base estriada e a presença de um mesociclone (primeira imagem) que se forma em supercélulas e indica que a corrente ascendente da nuvem apresenta rotação. A célula trouxe granizo de até 3cm na área de Buenos Aires.

A instabilidade avançou para o Uruguai no fim de tarde de quinta-feira, onde trouxe granizo em e bela frente de rajada para Motevidéu. Várias localidades do sul uruguaio tiveram granizo, mas na sexta-feira a área noroeste e oeste do Uruguai sofreu com chuva torrencial e altos acumulados.

Granizo e frente de rajada em Motevideu

As áreas de instabilidade mais intensas na sexta-feira ficaram sobre a província de Entre Rios na Argentina e no noroeste uruguaio one houve queda de granizo e fortes pancadas de chuva. A frente fria ficou estacionada sobre a fronteira com o Rio Grande do Sul, se regenerando, vindo a avançar apenas na madrugada de sábado.


Fonte: El País, Tormentas de Buenos Aires, MetUrugua, BCP Salto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...