Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Frente Fria (7/10) - Danos e belas imagens

Na última sexta-feira uma nova frente fria de forte intensidade avançou sobre o Rio Grande do Sul. O sistema foi intensificado pela advecção de ar mais quente e úmido do norte, além disto o sistema foi intensificado por um cavado (área alongada de baixa pressão) em altitude e por um vórtice ciclônico em níveis médios. O altos índices de instabilidade que se produziram, com -6 de Lifted sobre o RS, ajudaram na mistura explosiva segundo o Cptec.










Algumas supercélulas já havia se formado na noite anterior sobre território argentino, mas na sexta o cenário favorável propíciou a formação desta nuvens, com rotação na corrente ascendente, sobre o RS. O resultado não podia ser outro : fortes tempestades.




Imagem do Canal Vísivel mostra o fluxo de umidade de norte (trilha de nuvens) e instabilidade sobre o sul gaúcho.




A frente chegou primeiramente ao sudoeste gaúcho, onde o vento chegou a 90km/h em Uruguaiana segundo o aeroporto Rubem Berta. Nova área de instabilidade ''explodiu'' com o calor e baixa pressão sobre o pampa gaúcho e levou granizo para a cidade de Santana do Livramento.


No momento que fazia 34ºC em Santa Maria e 30ºC em São Gabriel, a instabilidade avançou para norte atingindo a cidade de Quaraí. Lá o vento registrado pela estação do Inmet foi de 102km/h, mas existe a supeita de que um tornado tenha atingido a zona rural do município. Na cidade vizinha, a uruguaia Artigas, o vento chegou a 150km/h trazendo graves prejuízos e danos.



Imagem da zona rural de Artigas, Uruguai


A instabilidade mais forte seguiu se deslocando para leste uma linha de tempestade de forte intensidade se formou sobre a Campanha Gaúcha, abaixo imagens de radar e realce de temperatura das nuvens:
Mas a frente fria não trouxe só prejuízos, mas junto belas imagens da força da natureza. As imagens abaixo do colaboradores do blog, Vitor e João Vitor, da cidade de Bagé, mostram o avanço de uma ''shelf cloud'' que fez o dia virar noite na cidade:




Em São Gabriel o avanço de uma frente de rajada cobriu a cidade, com vento que chegou a 62km/h pela Estação do Inmet. A nuvem que apresentava rotação em alguns pontos touxe vento e alguns pingos de chuva. O acumalado na cidade desde sexta-feira foi de 31,4mm.




Abaixo imagens da tempestade avançando sobre a cidade de São Gabriel:
Assim como em Bagé o dia virou noite...
Agradecimento ao colaborador do blog, Newito Luiz, pelas imagens abaixo do avanço da nuvem de tempestade:



Vídeo abaixo mostra a chegada da frente de rajada. O primeiro vídeo foi acelerado e mostra a rotação na base da nuvem, e o segundo o avanço da tempestade.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...