Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Movimento nos céus



Ontem a presença de ar muito quente associado a umidade provocoram pancadas isoladas de chuva. Áreas de instabilidade se formaram devido a convecção, trazendo chuva para São Gabriel e região.


Ontem São Gabriel teve a maior temperatura do Rio Grande do Sul, com 34,4ºC no Inmet. A Estação Davis particular registrou 33,6ºC aqui na cidade ontem.


Nesta segunda o calor diminui devido ao ar mais frio sobre o mar, porém ainda faz 30ºC. Amanhã o calor será mais forte com máximas de até 34ºC, a mínima fica na casa dos 15ºC. Porém na quarta-feira existem projeções de até 38ºC no centro-oeste gaúcho, e não se pode descartar esta marca, pois o fluxo de ar quente vai ser grande antecedendo uma nova frente fria. O vento norte deve voltar a soprarf no estado gaúcho.


Previsão Cptec:


--------------------------------------------

No entato as frente fria não deve ser o único movimento nos céus nesta semana. Hoje um asteróide de 400 metros de diâmetro descoberto em 2005, vai passar os mais perto da Terra desde sua descoberta. O objeto espacial não será vísivel ém céu brasileiro e sua máxima aproximação será às 21h 28min, ficando a 325 mil quilometros da Terra numa distância menor que a da Lua e o nosso planeta. Segundo a Nasa não existem chances de colisão nem com a Terra nem com a Lua.

Imagem do asteróide



No entanto o asteróide não será o único objeto perceptível nesta noite. A sonda Phobos destinada a Marte será lançada hoje as 18h 16 min no Horário de Brasília. Sendo que a queima dos foguetes que irão direcionar a órbita do objeto, serão ativados nas 20 h 55min quando a sonda estiver sobre o Paraná. A queima dos foguetes será vísivel aos brasileiros e a segunda queima dos foguetes projetada para 23h e 02min será melhor vísivel para a área Amazônica.




Fontes : Metsul Meteorologia, Cptec/Inpe, SMN-ARG, Nasa, Apolo 11, Inmet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...