Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

CALOR EXTREMO : Ainda vem mais

A tarde de ontem foi de muito calor, com Uruguaiana registrando a maior temperatura desde 1942. A temperatura também foi alta em grande parte do RS e mais três cidades registraram marcas acima dos 40ºC.
Abaixo tabela de máxima de ontem. Oeste e centro tiveram as marcas mais altas do ano:
Pois apesar da baixa umidade que chegou a apenas 9% na Estação do parceiro Ilson Tessaro em Santa Rosa, áreas de instabilidade se formaram no Rio Grande do Sul.
A umidade que chegou a 16% aqui em São Gabriel aumentou com a chuva que acumulou 1,2mm. As áreas de instabilidade que se formaram na região impediram que a máxima chegasse aos quarenta graus aqui na cidade, trazendo um refresco no meio da tarde.



Cumuluninbus se formaram e algumas células podiam trazer temporais isolados
Pois hoje o avanço de ar quente apartir do norte, trouxe mínima de 21,9º, aqui em São Gabriel. Novas áreas de instabilidade devem se formar hoje, podendo trazer temporais isolados.

Nesta manhã área de instabilidade isolada traz chuva para a região de Quaraí, porém a chance de temporais no RS é baixa. O que não se repete na Argentina, onde a advecção de calor vai encontrar uma frente fria na região central do país.

A NOAA (Serviço Meteorológico Americano) fala inclusive em risco alto de tempo severo na Argentina, englobando as províncias de La Pampa, Buenos Aires e Córdoba. O órgão americano ainda prevê a formação de uma linha de tempestades pré-frontal, com chance até mesmo de supercélulas.

Previsão para São Gabriel (Fonte : Weather Channel)



O pico do calor no Rio Grande do Sul, deve ocorrer nesta quinta-feira, quando a temperatura pode chegar a 42ºC em alguns locais segundo previsões. O quadro pré-frontal, antecede a frente fria que chega na sexta-feira. O sistema frontal pode trazer temporais a chuva forte, a noite véspera do Natal promete ser de sensação de frio com vento sul soprando e queda de temperatura.


Fonte : Mestul, Cptec/Inpe, NOAA, Inmet, Climatempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...