Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Granizo, tornados e supercélula

O ciclone extratropical que adentrou no continente ontem favoreceu a formação de fortes tempestades e atividade tornádica.


Imagem animada abaixo mostra a circulação de nuvens ocasionada pelo sistema meteorológico.


As nuvens que se formaram rapidamente trouxeram fortes pancadas de chuva em Bagé e em diversas cidades do Rio Grande do Sul. E várias trombas d'água tocaram as águas da Lagoa dos Patos, sendo registradas 4 destas pelo menos.

O registro de Douglas Lima (abaixo) em Arambaré é um dos mais impressionantes da atividade tornadica ontem no RS. Segundo relatos foram vistas duas trombas na região de Arambaré.



Não bastasse os registros de Pelotas e de Arambaré no litoral sul, um tornado foi registrado em Capivari do Sul na tarde de ontem. Mas não se resumiu apenas ao litoral a chance de tornadogênese, e ontem pela tarde em São Gabriel uma supercélula trouxe funis e belas imagens:


As supercélulas se distiguem das demais cumuluninbus, pois apresentam correntes ascedentes rotacionais


As tempestades seguiram em direção ao leste, trazendo princialmente granizo.Em São Jerônimo houve queda de pedras grandes de gelo, que trouxeram prejuízos e destelhamentos na cidade.

Impressionantes também foram as imagens da granizada em Caxias do Sul, onde o acumulo de gelo foi grande, deixando a BR116 com aspecto de uma nevada em pleno dezembro.

Diversas ruas e construções ficaram cobertas pelo granizo, que inclusive alguns telhados não aguentaram o peso do gelo e acabaram cedendo.



Fonte : Cptec/Inpe, Metsul, Capinchocumulus, Zero Hora, De Olho no Tempo, NOAA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...