Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Semana de muito calor antes do Natal

Após vários dias de pancadas de chuva e instabilidade por causa de um ciclone extratropical, o tempo melhora nesta semana. O ar seco e ar muito quente avança, e a temperatura tem um salto já nesta segunda-feira.
A máxima já fica na casa dos 35ºC hoje no centro-oeste do estado, sendo que nos próximos dias o calor aumenta antecedendo uma nova frente fri a que avança pela Argentina.
O sistema frontal se aproxima do RS na quinta-feira quando podem ocorrer temporais isolados, em contraste com o ar quente. É também na quinta-feira que se espera o pico do calor, com chance de 40ºC no centro-oeste e norte do Rio Grande do Sul. O índice ultravioleta vai estar muito alto, o que recomenda o uso de protetores solares de maiores cuidados ao se sair no sol.

Projeção do modelo do Inmet, mostra 39ºC no RS




Na sexta-feira a frente fria avnaça sobre o estado, podendo trazer temporais. O gradiente térmico entre as massas de ar distintas deve ser grande, trazendo um potencial maior para eventos severos. Após a passagem da frente fria, ar mais ameno avança para o Rio Grande do Sul.


O ingresso do ar mais frio na véspera de Natal, trará uma sensação maior de frio, sendo que a manhã do dia 25 deve ter temperatura menor que 10ºC na Serra e no Sul gaúcho. Mas as máximas seguem próximas aos 30ºC.



Previsão do Cptec:


Fonte : Metsul, Climatempo, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...