Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 23 de março de 2012

Frio da próxima semana será recorde em Março

Após a passsagem da frente fria de quarta-feira, um intenso núcleo de instabilidade se desenvolveu no sul gaúcho. Choveu forte principalmente em Pelotas e Rio Grande.Porém o mais severo se deu em Rio Grande, com registro de vento de 101km/h e queda de granizo.
O temporal provocou alagamentos, quedas de muros e casas destruídas. Pelo menos 4 pessoas ficaram feridas com a queda de telhados pelo vento, que foi responsável por arremessar a cobertura de um posto de copmbustíveis. O jogo dpo Rio Grande contra o Brasil de Pelotas, pelo Campeonato Gaúcho, teve de ser adiado pelo temporal de granizo e vento.

Porém ontem os temporais voltaram a ser intensos, mas desta vez com mais queda de granizo. A passagem de uma fraca frente fria, induziu a formação de áreas de instabilidade sobre o estado gaúcho, tendo chovido forte principalmente nos municípios do centro-sul gaúcho.
As intensas áreas de instabilidade que se formaram próximas ao centro do estado, foram responsáveis pela queda de granizo em Santa Maria e Encruzilhada do Sul.
Em Encruzilhada do Sul, com informações da RBS TV, as pedras de gelo chegaram ao tamanho de bolas de ping pong, causando prejuízos em telhados e principalmente nas lavouras da região. A quantidade de granizo precipitado chamava a atenção sobre os camps, imagem abaixo do Zero Hora.com, lembrando uma grande nevasca:

A frente fria de ontem trouxe na retaguarda ar mais frio, que trouxe mínimas baixas no Dia Mundial da Meteorologia, Bagé teve 10°C hoje na Estação Particular do parceiro João Vitor.
Em São Gabriel o primeiro dia de ar frio permitiu com a Estação do Bairro Jardim das Hortências registrasse a mínima da cida, 13,7°C, contra os 14,3°C da Estação do Inmet.

Mas os próximos dias devem ser assim com mínimas baixas e máximas amenas no RS, segundo as previsões do Inmet. Na próxima semana ar bem mais frio avança sobre o estado após a passagem de uma fraca frente fria.
Pelas previsões seria uma massa de ar frio histórica para o mês de março em grande parte de SC e do RS. Segundo o Climaterra, a Serra Catarinense, deve ter a partir de terça-feira, geada forte e até mesmo mínimas negativas.
Para o RS a Metsul Meteorologia projeta mínimas de 5°C na Campanha e inferiores a 5°C na Serra Gaúcha.

Tais projeções colocam a quebras dos recordes de temperatura mínima em março em praticamente todas as regiões do RS. Confira na tabela abaixo as mínimas mais baixas já registradas no mês de março, na série histórica destas estações:
------------------------------------

O final de semana terá ,vairação de nuvens com chance de chuva rápida no litoral gaúcho. E entre a tarde de domingo e segunda-feira, haveria chance de chuva isolada sobre estado, mas com volumes irregulares.

Previsão Cptec/Inpe para São Gabriel:

Fonte : Inmet, Metsul Meteorologia, Cptec/Inpe, NOAA, Climaterra, Agritempo, Fepagro, Zero Hora, Climatempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...