Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 19 de março de 2012

Semana de mudança e micro-climas gabrielenses


Os últimos dias do verão astronômico foram e calor, o que ser repete hoje no último dia da estação.
Ontem desde a instalação da Estação do Jardim das Hortências, em junho de 2011, foi a maior diferença de máximas registrada aqui em São Gabriel. A máxima do Inmet foi de 35,9°C, três gaus e cinco décimos (3,5°C) acima do registrado na Estação Particular, que teve 32,4°C de máxima. O que evidencia como as condições de nebulosidade e relevo influenciam, geralmente as áreas de baixada são mais extremadas, o que comprova a Estação do Inmet que fica em uma área próxima ao Rio Vacacaí.
A chuva deve retornar entre quarta e quinta-feira segundo as previsões, com acumulados regulares, a próxima frente fria pode trazer altos acumulados em áreas isoladas. As empresas que trabalham no ramo meteorológico ainda não descartam chance de tempo severo, mas em áreas isoladas.
Após a passagem da frente fria, ar mais frio avança a partir de sexta-feira. Mas até sábado a instabilidade se faz presente sobre o estado. E a temperatura cai mais após o domingo.

Veja a projeção de mínima da NOAA, para amanhã. E a projeção do órgão americano de mínima para a terça-feira da próxima semana, já sob a influência de ar frio.
Previsão Cptec/Inpe para São Gabriel.
O outuno segundo a Metsul Meteorologia, deve ter extremos de temperatura e de chuva. Mesmo com o Pacífico Central na neutralidade, o La Niña ainda pode influenciar no outuno segundo a empresa gaúcha.
Em matéria no Correio do Povo o meteorologista da Metsul, Eugênio Hackbart, comenta que o Rio Grande do Sul, terá incursões de ar quente e de ar frio intensas nos próximos meses. Mas a partir de maio, o frio predominaria.

Fonte: Metsul Meteorologia, NOAA, Cptec/Inpe, Correio do Povo, Inmet, Climatempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...