Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Área de baixa pressão traz chuva para o RS

Um cavado (área alongada de baixa pressão atmosférica) avança sobre o Conesul hoje, o sistema com já comentado deve trazer acumulados altos para o estado gaúcho.
O sistema já traz aumento de nuvens desde a amnhã de hoje no oeste e sudoeste do RS, devendo começar seu avanço a partir da noite de hoje em direção ao mar. Segundo a NOAA, o sistema sinótico deve favorecer a formação de Sistemas Convectivos entre o Paraguai, Argentina e sul do Brasil.
Entre a madrugada e a manhã de sábado, espera o período de maior instabilidade.O Inmet e o Cptec alertam para a chance de vento forte e granizo bastante isolado, mas o maior potencial é para chuva forte a intensa. Segundo a Metsul, a instabilidade maior se concentra no oeste e norte gaúcho, mas grande maioria do estado deve ter chuva que pode ser forte.
As projeções indicam acumulados que podem chegar aos 100mm no centro-norte gaúcho. Para região de São Gabriel as previsões tem indicado chuva entre 20mm e 40mm.
Ainda no sábado, pelo final da tarde, já deve haver melhoria na região de Uruguaiana. O vento começa a soprar de sudeste no centro-sul gaúcho e as nuvens se afastam para norte, a temperatura deve cair no domingo mas não fará frio. Apenas na Serra e áreas isoladas do Sul a temperatura pode baixar dos 10°C, com expectativa de mínimas entre 12°C e 18°C nas demais áreas do estado.

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Meteoblue, Weather Wunderground, Climatempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...