Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Chuvarada em Santa Maria antecede frio


O avanço de uma frente fria ontem trouxe granizo e chuva forte para o Rio Grande do Sul. Antecedida pelo vento norte que transportava ar quente e úmido, a frente trouxe granizo para Santa Cruz, Santa Maria, Alto Feliz e Rolante.
No final da manhã a convecção no cenário instável de ar quente e úmido, já trazia pancadas isoladas. No começo da tarde São Gabriel foi atingida por uma pancada torrencial de chuva, que durou pouco e totalizou somente 7,2mm. Porém áreas de instabilidade seguiram se formando mais ao norte, sobre o paralelo 30°S.

Céu escuro antes da chuva chegar em São Gabriel na tarde de ontem

A chuva chegou a Santa Maria por volta das 18h e após 12 horas já acumulava 130mm, sendo que apenas em uma noite foi alcançada a média mensal que é de 129mm. Mais em alguns locais choveu mais, com registro de 160mm em Santa Maria por um colaborador do blog e, de 140mm em Restinga Seca.

Imagem do radar mostra linha de instabilidade que se manteve sobre o centro do RS na última noite

Tempestade elétrica na direção de Santa Maria na noite de ontem:

Porém a chuva foi bastante irregular como já havia sido comentado na segunda, tendo chovido 40mm em Rio Pardo e apenas 1,6mm em Rio Grande. Aqui na região a precipitação totalizou 6mm em Vila Nova do Sul. A chuva foi mais volumosa também em Camaquã com 46mm e Alegrete com 33mm.
Após a chuva se aproximou nesta madrugada uma massa de ar frio. Neste primeiro dia de temperaturas mais baixas, os microclimas apareceram em São Gabriel, com mínima de 13,7°C na Estação do Bairro Jardim das Hortências e de 14,6°C na Estação do Inmet. 
A temperatura no entanto cai mais amanhã, quando a região de Bagé pode ter 2°C e geada.Mas o ar frio deve perder força no final de semana, quando no domingo uma nova frente fria passa sobre o estado, desta vez sem chuva mas trazendo em sua retaguarda uma forte massa de ar frio.

Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Cima-Arg, Cptec/Inpe, Inmet, ClicRbs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...