Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

terça-feira, 1 de maio de 2012

Noite mais fria do ano

A circulação de umidade de um centro de baixa pressão em níveis médias e altos da atmosfera favoreceu as nuvens de desenvolvimento vertical na tarde de ontem, estas provocaram chuva congelada e até mesmo neve em Bento Gonçalves, Caxias do Sul, São Marcos, Alto Feliz, Canela, Capão Bonito do Sul, Ipê e Vacaria segundo a Metsul. Em Santa Catarina o meteorologista do Climaterra, Ronaldo Coutinho, relatou também chuva congelada. O último registro de neve e chuva granulada em abril, data do ano de 1999.
O fenômeno que também pode ter ocorrido em outras cidades da Serra do RS e de SC, consiste quando a neve encontra uma camada atmosférica mais quente, que derrete os flocos, porém ao encontrar abaixo uma camada mais fria, as gotas congelam, caindo em forma de granizo pequeno.

A temperatura nesta manhã foi baixa em praticamente todo sul do Brasil. Em Santa Catarina, Urubici teve -1,6°C, e estação do Ciram indicou -0,7°C em Urupema também na Serra Catarinense. No Paraná o destaque ficou para Palmas que teve -0,9°C, segundo Simepar.
Aqui no Rio Grande do Sul, a menor temperatura se deu em Santa Rosa, mais precisamente no Bairro Planalto aonde estação do parceiro Ilson Tessaro, registrou -1,9°C. Foi a menor temperatura desde 1999, pelos registros do entusiasta meteorológico.
Confira as mínimas em outras cidades do RS:

*PWS - Estação Particular


Aqui em São Gabriel, mesmo com os 3,1°C registrados na Estação do Inmet, não foi quebrado o recorde de maio.Mas foi a terceira menor temperatura da séria histórica, inferior aos 2,7°C de 2009 e aos 0,2°C de 2008.

Fonte : Metsul, Agritempo, NOAA, Inmet, Ciram, Simepar, Cptec/Inpe, Weather Wunderground

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...