Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sábado, 2 de junho de 2012

Análises Mensais - Maio de 2012

O mês de maio que terminou nesta quinta-feira, foi marcado pela escassez de chuva e pela temperatura acima da média. Em diversos locais do estado, a precipitação sequer passou dos 20mm, como é o exemplo de São Luiz Gonzaga que teve o maio mais seco dos últimos com apenas 16mm.

Mapas de anomalia e precipitação acumulada da NOAA referentes a um período de 30 dias:



Porém a irregularidade foi grande, tendo dia 29, uma frente fria trazido acumulados superiores a 100 na região de Santa Maria, superando a média mensal. Alguns pontos chegaram a ter 160mm em menos de 12h.
Até o avanço da última frente fria, havia ocorrido apenas dois dias de instabilidade (11 e 23), mas que não trouxeram chuva generalizada e acumulativa. Praticamente todas as regiões gaúchas tiveram pouca chuva, como Bagé com 14,2mm ; Santa Vitória do Palmar com 15,2mm;  Passo Fundo com 28mm.

Na questão da temperatura ocorreram dos períodos de frio mais intenso, no dia 1° e nos dias 14/15. Tendo nestes últimos dias, sido registrada a menor temperatura do mês no RS, os -2,3°C registrados em estação particular na cidade de Santa Rosa. No restante do mês a temperatura seguiu amena, porém num quadro pré-frontal foi estabelecida a temperatura mais alta registrada neste último mês, os 33,5°C em Torres, no dia 29. Maio acabou terminando com anomalia positiva na média das máximas e das mínimas.



Um dos fenômenos que mais marcou o período, não ocorreu na Terra, mas sim no espaço. Foi a super-lua, quando o satélite natural ficou 14% maior para quem observava da superfície:

Foto: Marcelo Ribeiro

Aqui em São Gabriel tivemos tanto calor quanto frio, com 31,1°C no dia 8 e 3,1°C no dia 1°, em dados da Estação do Instituto Nacional de Meteorologia. Confira alguns dados gerais da Estação Particular do Bairro Jardim das Hortências:
--------------
MAIO DE 2012 - São Gabriel/RS

Média Mensal : 18,3°C (+1,6°C)
Média das Máximas: 24,6°C (+2,8°C)
Média das Mínimas : 12,7°C (+1°C)

Precipitação : 13,8mm (-132.5mm)
Dias de chuva : 9

Máxima absoluta : 29,3°C (29)
Mínima absoluta : 4,3°C (1)
 ----------------

Veja os dados completos de maio, clicando na imagem abaixo:


 ---------------

Fonte : NOAA, Inmet, Metsul, Cptec/Inpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...