Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Após frio recorde próxima semana espera calor

A quinta-feira foi dominada pela presença de poderosa massa de ar polar, que impediu máximas acimados 12°C em todo RS. A noite a temperatura caiu rapidamente devido ao ar seco e as 20h estação particular em Canela já registrava -3,3°C. Nesta segunda noite da massa de ar polar, o frio por ser mais denso acabou escoando para as áreas de baixadas que registraram as menores temperaturas.
Em Santa Rosa na estação particular do parceiro Ilson Tessaro instalada no Bairro Planalto, registrou -7,8°C, a menor temperatura do RS neste ano de 2012 e a menor já registrada por ele em 15 anos de medições.
Confira o tabelão das mínimas nesta sexta-feira:


Na Serra Gaúcha (imagens abaixo do jornal Correio do Povo) a menor temperatura foi registrada em Farroupilha, aonde estação particular indicou -7,7°C.
Porém na Serra Catarinense o frio foi mais intenso, sendo registrada a menor temperatura do ano no Brasil com -9,2°C em Bom Jardim da Serra. Em Urupema a mínima foi de -8,4°C.


No centro-sul gaúcho a cobertura de nuvens na madrugada impediu uma maior queda de temperatura. Aonde a nebulosidade foi meno ainda fez muio frio como é o caso de Quaraí que teve -6,3°C.
Em São Gabriel onde máxima foi de 11,8°C com queda maior no final da tarde, mas as nuvens impediram que negativasse antes mesmo da meia-noite de sexta. Quando o céu limpou voltou a temperatura voltou a cair mais acentuadamente, com micro-climas aparecendo na cidade.

-3,2°C - Inmet ( Quartel do 13° Companhia)
-2,1°C - TCSG ( Bairro Jardim das Hortências)
-1,0°C - PCD (Fepagro)

------------------------------------

Nos próximos dias o ar frio perde força e a partir de domingo começam a aparecer algumas nuvens. Na próxima semana haverá um rápido aquecimento com máximas alcançando 30°C na região de São Gabriel. O fluxo de ar quente com o vento norte, vai manter um frente fria estacionada sobre o sul do estado, com risco de chuva mais forte.


Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Weather Wunderground, Meteoblue, Ufpel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...