Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Começa período de instabilidade

A máxima em São Gabriel chegou aos 30,7°C ontem na estação local do Inmet, a maior temperatura do dia no estado. O calor foi resultado do transporte de ar quente por uma corrente de jato em baixos níveis atmosféricos, o vento norte que ontem soprou segue hoje só que com mais intensidade.
A intensificação do jato se dá pela aproximação de uma frente fria que já se encontra sobre o Uruguai, sendo responsável pela precipitação de granizo em Fray Bentos, Mercedes e N.Berlin.

O sistema frontal induzirá a convecção sobre o Rio Grande Sul, o que pode trazer chuva forte e granizo isolado para o centro-sul do estado. A próxima semana no entanto reserva mais chuva, abaixo projeção do modelo de previsão da NOAA:

A instabilidade que se ativa hoje no RS permanece até este sábado, atingindo o centro-sul do estado. Amanhã a temperatura mínima segue acima dos 15°C e a máxima deve ficar por volta dos 25°C na região, mas devido a umidade haverá sensação de abafamento em alguns períodos, no domingo o ar quente desloca a chuva novamente para o Uruguai e a temperatura volta a alcançar os 30°C no RS.
Porém a frente fria volta a avançar na terça-feira, ficando estacionada sobre a o RS até a sexta-feira, por vezes oscilando para sul e por outras oscilando para norte.

Previsão para São Gabriel: 


Fonte : Mestul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, MetUruguay, Meteoblue

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...