Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Friozinho antecede reforço polar

A temperatura seguiu baixa pelo amanhecer no Rio Grande do Sul, com destaque para o registro negativo de estação particular no interior de Canela, aonde fez -0,8°C hoje. Confira as mínimas registradas abaixo dos 8°C hoje:

Porém a temperatura está em ascensão e no final de semana as mínimas devem ficar maiores que 6°C em grande parte do estado, com máxima superior aos 21°C no centro-oeste. Esta elevação se dá pelo deslocamento do ar frio para o mar e pelo fluxo de norte antecedendo uma nova frente fria.
Esta frente chega entre domingo e segunda, trazendo muitas nuvens e chance de chuva isolada. O sistema deve trazer chuva forte desde Santa Catarina até São Paulo no decorrer da próxima semana, com chance de altos volumes segundo a NOAA.
Na retaguarda do sistema frontal pode avançar a mais intensa massa de ar frio deste primeiro semestre de 2012, com projeções colocam marcas negativas na Campanha Gaúcha e com até -3°C na Serra do RS e de SC. A massa de ar frio começa a ingressar na segunda-feira, com seu pico ocorrendo entre quarta e quinta-feira.

Pelas previsões a chance de geada para a região na próxima semana não é pequena, com chance de ocorrência da primeira mínima de 0°C neste ano na região de São Gabriel. A tendência segundo a Metsul é que após esta massa de ar frio, o mês de junho será mais ameno e com chance de chuva forte no final de sua primeira quinzena.
Confira a previsão para o final de semana do Cptec:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Weather Wunderground, Meteoblue, Ufpel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...