Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 20 de junho de 2012

No solstício de inverno : muita chuva em São Paulo e no Paraná enquanto esfria no RS

Uma frente fria estacionada sobre o Paraná e São Paulo junto a divergência em altos níveis da atmosfera, estes são alguns dos fatores para a intensa chuva que se abate sobre a região.
No Paraná desde o começo do mês já precipitaram mais de 300mm em algumas regiões do estado, sendo que a média história sobre o Paraná varia entre 70 e 140mm. Desde a última noite já foram 190mm de chuva em Rolândia no norte do estado.

No estado de São Paulo a situação também é grave, tendo precipitado mais de 150mm em Piraju e 166mm em Ipaussu desde a noite de ontem. Em todo estado três rodovias tem registro de alagamentos.

Enquanto a chuva é problema nestes dois estados, no Rio Grande do Sul começa a predominar hoje o tempo seco, em diversas cidades o sol não aparece desde a última quinta-feira. A temperatura já caiu um pouco com o avanço de ar frio e seco, tendo feito 4,8°C mínima de Rio Grande.
São Gabriel teve neste manhã mínima de 10,1°C na Estação do Inmet, e nesta tarde sem nuvens a temperatura chegou a 16,3°C, não devendo passar muito desta marca. Porém em cidades do noroeste espera-se uma máxima mais alta, de até 19°C. 
Entre amanhã e sexta o avanço de nuvens e instabilidade pode trazer chuva rápida e bastante isolada, mas no leste do estado existe a chance de chuva mais forte. O tempo volta a se instabilizar com a formação de uma área de baixa pressão no leste do RS e de Santa Catarina.

Previsão para São Gabriel:



----------------------------------------

Nesta noite, mais precisamente as 20h09 a Terra terá sua maior inclinação para sul este ano.
Este fenômeno é o solstício que ocorre duas vezes por ano, uma em junho e outra em julho. Esta próxima noite será a mais longa do ano devido a maior incidência de raios solares sobre o Trópico de Câncer.O solstício é caracterizado pelo inicio do inverno astronômico, porém o fenômeno astronômico não tem relação com o início do inverno climático.

-------------------------------------------

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Simepar, De olho no Tempo, Cptec/Inpe, Wikipedia, Apolo 11

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...