Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Frente fria consegue avançar e tempo muda no final de semana

Uma frente fria ficou estacionada ontem sobre a Campanha, Sul e Centro do RS, sendo responsável por chuva em grande parte destas regiões. A convecção segui ativa durante todo dia devido a ''alimentação'' pelo ingresso de ar quente, resultando nos seguinte acumulados:
  • 76,4mm - Canguçu
  • 66,5mm - Pelotas
  • 63,0mm - Alegrete
  • 53,6mm - São Gabriel
  • 46,0mm - Caçapava do Sul
  • 35,0mm - Camaquã
  • 22,6mm - Dom Pedrito
Hoje o ar quente volta a ingressar com mais força sobre o RS, segurando a instabilidade pelo menos até a noite sobre o Uruguai. Nas próximas hora o Jato de Baixos Níveis, corrente de jato entorno de 1500m, deve atingir 25m/s ou seja 90km/h. A frente acaba se organizando sobre o Uruguai e avançando pela noite de hoje e pela próxima madrugada, o sistema que pode trazer chuva forte traz na retaguarda uma intensa massa de ar frio.

O ar frio citado foi responsável por trazer -9,5°C ontem em Tandil, na província de Buenos Aires e 3,9°C na Capital Argentina. Grande parte do país vizinho sofre influência do ar frio associado a um centro de alta pressão de 1024hPa. 
Porém o ar frio não chega tão intenso ao RS, ficando restrito num primeiro momento apenas a região da Campanha. A frente fria amanhã ainda pode trazer chuva intensa para o norte, junto com a passagem de uma área de baixa pressão há chance inclusive de acumulados superiores a 100mm. Na sexta-feira a instabilidade ainda não diminui com chance de chuva em grande parte do estado, vindo o tempo seco a predominar somente a partir do final de semana. A temperatura cai bastante no final de semana e as previsões chegam a colocar temperatura negativa em Bagé no começo da próxima semana.

Frente fria deve avançar de forma organizada na próxima madrugada


Previsão para São Gabriel: 

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, SMN, Gustfront

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...