Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Lua azul e novo aquecimento são os destaques atuais

A sexta-feira teve temperatura mais alta nas mínimas, com a menor marca sendo de 6,9°C em São José dos Ausentes.O último dia útil da semana é de muitas nuvens altas em grande parte do Rio Grande do Sul devido a incidência do Jato Subtropical em altos níveis atmosféricos.As nuvens altas do tipo cirrus, são formadas por cristais de gelo e acabam impedindo um pouco da radiação de atingir o solo, impedindo um maior aquecimento.
Amanhã na região da Campanha as mínimas devem ficar entre 10°C e 16°C com máximas entre 22°C e 29°C, com variação de nuvens e chance de chuva bastante isolada. No domingo a chance de chuva aumenta (mapa abaixo) e na região as mínimas devem oscilar entre 13°C e 18°C e com máximas entre 22°C e 30°C .


Na segunda-feira a frente se afasta e o amanhecer deve ser mais frio, com mínimas entre 6°C e 13°C na região e com máximas entre 16°C e 20°C. Ao longo do dia a nebulosidade deve ser variável segundo as previsões.

Em São Gabriel a mínima na cidade foi de 10,6°C na estação do Inmet, enquanto no Jardim das Hortências a temperatura não baixou dos 11,2°C.Até o momento a máxima na cidade foi registrada na estação do Inmet, 26,9°C.
Previsão para o final de semana:


---------------------------------------
Esta sexta-feira será de Lua Azul, quando o satélite natural da Terra chega a segunda vez na fase cheia durante um mesmo mês. A denominação não tem a ver com a cor do astro, mas sim designar o que é considerado algo raro. As últimas ocorrências foram em dezembro de 2009 e julho de 2011 e a próxima deve ser somente em 2015.


Em 2009, a Lua azul aconteceu exatamente na virada do ano, em uma coincidência que só ocorre a cada 19 anos. Além disso, no mesmo dia tivemos um eclipse parcial lunar e isso só acontece 11 vezes a cada mil anos.
Se você achou pouco então se prepare. Em dezembro de 2048 tudo isso vai acontecer junto de novo, mas ao invés de um, teremos dois eclipses no mesmo mês.

Mas apesar de tudo a Lua não estará Azul, isto raramente ocorre, mas devido a suspensão de partículas na atmosfera. Como em 1883 quando uma violenta erupção no vulcão Krakatoa, na ilha de Java, lançou ao espaço milhões de toneladas de gases e poeira fazendo com que a Lua, quando observada próxima ao horizonte, fosse vista em tons azulados

---------------------------------------

Fontes : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Apolo 11, Nasa, Ogimet, MeteoBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...