Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Mudança rápida no tempo

A quinta-feira foi de temperaturas novamente altas sobre o Rio Grande do Sul, com a advecção de ar quente pelo Jato de Baixos Níveis. O calor se fez mais intenso novamente sobre a região Metropolitana de Porto Alegre. Máximas de ontem:

  • 35,0°C - Porto Alegre (Metroclima)
  • 34,9°C - Campo Bom
  • 34,0°C - São Leopoldo (Estação Particular)
  • 33,7°C - Santa Rosa  (Estação Particular)
  • 33,5°C - Três Coroas  (Estação Particular)
  • 33,2°C - Teutônia  (Estação Particular)
  • 32,8°C - Santa Cruz do Sul  (Estação Particular)
  • 32,5°C - São Gabriel  

O avanço da frente fria em direção ao ar quente, acabou gerando tempestades na província de Buenos Aires. Alguns núcleos convectivos chegaram a refletividade máxima do radar de Ezeiza, condizendo com queda de granizo.


A frente fria já está sobre o Uruguai podendo trazer chuva forte sobre o país vizinho, segundo algumas previsões. A partir da madrugada o sistema chega sobre o Rio Grande do Sul, mais fraco, mas com potencial para temporais localizados.As previsões vem indicando baixos volumes com máximo de 20mm na Campanha. A frente fria no domingo deve trazer chuva para o norte do estado e possibilidade de pancadas isoladas nas demais regiões. O começo da próxima semana pode ter chuva no litoral, segundo algumas previsões.


Nesta sexta-feira ainda faz calor sobre o Rio Grande do Sul e o vento é norte, porém no final de semana uma massa de ar frio irá derrubar as temperaturas, associada a uma área de alta pressão com 1037hPa a massa de ar frio deve influenciar o tempo no estado até a próxima semana.

Neste sábado as mínimas devem oscilar entre 5°C e 10°C na região da Campanha com máximas entre 12°C e 15°C. O domingo pode ter geada na região de Bagé e fronteira com o Uruguai, com temperaturas mínimas entre 3°C e 7°C e máximas entre 11°C e 13°C e variação de nuvens com chance de chuva rápida. Na segunda as mínimas na região devem ficar entre 3°C e 8°C com máximas entre 12°C e 15°C. 



Em São Gabriel a mínima nesta sexta-feira foi de 19,7°C no Jardim das Hortências. O vento norte sopra desde o começo da manhã e a estação do Inmet já alcançou os 31,8°C. A nebulosidade avança ao decorrer do dia, com chance de chuva, mesmo que fraca no período da noite.
Previsão para a cidade:


Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Free Meteo, Foreca, SMN, Gustfront

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...