Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Tempestade de domingo antecedem calor


A aproximação de uma frente fria ontem foi antecedida pelo Jato de Baixos Níveis. Com a ascensão da temperatura e num cenário instável, vários núcleos de tempestades começaram a se formar. As primeiras tempestades chegaram a alcançar alta refletividade pelas imagens de radar, se desenvolvendo nas proximidades de Alegrete. Apesar disto a chuva foi irregular e Alegrete mesmo tendo áreas do interior do município com células fortes de tempestade, registrou apenas 14mm.
Ao longo da noite uma tempestade se intensificou na área de Rosário do Sul seguindo para leste, passando entre Santa Maria e São Gabriel. A escala do radar mostrava um sistema com refletividade extremas, excedendo a mesma (imagem abaixo)


O site de notícias meteorológicas, De Olho no Tempo, em sua página numa rede social disse ter recebido a informação de queda de granizo em tamanho considerável no interior de Santa Margarida do Sul. Porém as informações ainda não foram confirmadas. Em São Gabriel a chuva apenas veio forte por alguns momentos, totalizando 21,6mm.

Nesta terça-feira o ar quente volta a ingressar, com o deslocamento da frente fria para o oceano. O oeste do estado deve ter máximas próximas dos 30°C. O ingresso de ar quente vai ativar a instabilidade sobre o Uruguai, com potencial para tempo severo segundo a NOAA. O amanhecer deve ser mais frio na região de São Gabriel amanhã, se comparado com as temperaturas mínimas do final de semana, mas a temperatura não baixa dos 10°C.  Na quarta-feira uma nova frente fria pode trazer chuva para a fronteira com o Uruguai.

Previsão para São Gabriel 

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Meteoblue

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...