Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Tempo instável e enchentes nos países vizinhos

Na última sexta-feira o Uruguai e a Argentina já tiveram inundações e algumas pessoas tiveram de ser removidas de suas residências, com a suba de rios devido ao grande volume de chuva. Inclusive na província de Buenos Aires o volume dos rios aumentou bastante, veja na imagem abaixo de alta resolução:


Porém neste domingo mais uma vez ocorreram acumulados altos de precipitação no Uruguai e na província argentina de Entre Rios. Entre sexta-feira e sábado o maior acumulado tinha sido de 134mm na cidade de Perseverano no departamento de Soriano, desta vez o maior acumulado também ocorreu em Soriano, 100mm. Em 11 rodovias as inundações pararam o tráfego de veículos e pelo menos 48 famílias foram evacuadas.

Acumulados no Uruguai:

A Argentina também teve chuva forte, com destaque para os acumulados na província de Entre Rios (abaixo), segundo informações no total foram evacuadas 877 pessoas em território argentino.

Gualeguaychú: 108.0 mm
Concordia: 71.2 mm 
Feliciano: 62.7 mm

A causa da chuva foi um sistema frontal estacionado sobre o Rio Grande do Sul e Uruguai, porém a intensificação se deu pelo deslocamento de um vórtice ciclônico sobre a região. No RS, o radar de Santiago detectava áreas com forte chuva no oeste do estado na noite de domingo.Desde ontem a estação do Inmet em Uruguaiana registra acumulado de 54mm, porém a chuva ainda pode cair sobre a cidade nas próximas horas.

Carta sinótica do Serviço Meteorológico Argentino, mostra frente fria estacionária ( linha vermelha e azul)

Para a terça-feira as projeções ainda seguem indicando a chance de chuva no estado, mas apenas no norte gaúcho devido ao avanço do sistema. A temperatura segue acima da média, com mínimas entre 11°C e 18°C na Campanha e Centro estado. Porém a temperatura não sobe tanto com máximas oscilando entre 21°C e 26°C nas regiões citadas.
Já na quarta-feira retorna o fluxo de ar quente a partir do norte, com isto as temperaturas se elevam e volta a fazer calor. Tanto a mínima como a máxima terão elevação, com mínimas entre 13°C e 19°C e máximas entre 27°C e 32°C.

Em São Gabriel a mínimas foram de 18,8°C no Jardim das Hortências e de 18,6°C na estação do Inmet. A temperatura pouco subiu pela tarde com máxima de 21,9°C na estação local do Inmet e de 22,1°C no Jardim das Hortências, onde a chuva desde ontem totalizou 15,2mm.

Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Clarín, MetUruguay, Foro Gustfront

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...