Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Chuva forte e pressão atmosférica baixa marcam o início da semana

Se o domingo reservou calor, com máxima de 30,1°C no Jardim das Hortências em São Gabriel, a segunda-feira foi de chuva forte na cidade.A precipitação que começou na segunda metade da manhã, veio de forma torrencial e provocou alagamentos, imagem abaixo de Tyélen Guedes.

Porém o mais impressionante foi a taxa de precipitação de 349mm/h registrada pela estação do Bairro Jardim das Hortências, ou seja, se a chuva seguisse naquela intensidade por uma hora o acumulado seria superior aos trezentos milímetros. A chuva porém acumulou exatos 46mm, elevando o acumulado mensal para 297mm no Jardim das Hortências. Além da chuva torrencial outro destaque foi a pressão atmosférica ter chegado aos 993.4hPa, menor registro desde a instação da estação.

Porém o maior acumulado no estado se deu em São Luiz Gonzaga que teve 63,4mm, sendo seguida por Passo Fundo que teve 53,6mm, as duas cidade foram atingidas por um sistema convectivo que  se desenvolveu na região na madrugada, no entanto o avanço do sistema frontal deve levar mais chuva para o norte do estado.
Chuva acumulada nas últimas 24h 


A chuva proveio de uma frente fria que se formou sobre o território gaúcho, com o aprofundamento de um sistema de baixa pressão na região de Montevidéu. A pressão atmosférica na capital uruguaia era de apenas 990hPa. A área de baixa pressão dará origem a um ciclone extra-tropical a partir da próxima madrugada, devido as rajadas de vento que podem beirar os 100km/h o mar fica agitado, oferecendo assim risco a pequenas embarcações.

Previsão de ondas para amanhã, mostra ressaca no litoral sul do RS 

A terça-feira começa começa com muitas nuvens na região da Campanha, com chance de chuva isolada segundo as previsões. As mínimas oscilam entre 12°C e 17°C e as máximas variam entre 18°C e 23°C conforme as localidades.
Com o deslocamento do ciclone para alto mar um centro de alta pressão avança sobre o Rio Grande do Sul  o que deixa o tempo seco até a sexta-feira. Na quarta-feira as mínimas na região oscilam entre 7°C e 12°C, com máximas entre 20°C e 25°C.

Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Funceme, SMN, Atmet, Cptec/Inpe, Caderno7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...