Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Com retorno da instabilidade, últimas semanas de outubro devem ter muita chuva no RS

A temperatura ontem chegou aos 30,9°C na estação particular da Baixada em Santa Rosa, devido ao começo do ingresso de ar quente no noroeste gaúcho. A sexta-feira começou com mínima de 6,4°C em São José dos Ausentes, porém aquece em grande parte do estado e o Jato de Baixos Níveis se forma a partir de hoje sobre o território do Paraguai.
O sábado deve ter mínima entre 13°C e 18°C na região da Campanha segundo as previsões, mesmo com a cobertura de nuvens que aumenta no decorrer do dia, a temperatura máxima deve variar entre 27°C e 31°C. Pela noite a chuva que já atingia o centro-norte do estado com potencial para ser forte e de temporais, deve afetar as áreas da Campanha com menos intensidade.
O domingo será predominantemente instável com mínimas previstas entre 17°C e 21°C na região, pode chover a qualquer momento durante o dia e as máximas oscilam entre 22°C e 26°C. A região noroeste pode ser atingida por núcleos de chuva forte que devem se formar sobre o Paraguai e a região argentina de Missiones.
A segunda-feira porém é o dia que reserva o maior potencial para tempo severo e danos, devido a um profundo centro de baixa pressão que passa sobre o sul gaúcho e Uruguai, pode chover intensamente e ventar forte.O sistema impulsiona uma frente fria que tem maior potencial, pelas atuais projeções, de causar transtornos ao norte gaúcho e a fronteira com Santa Catarina. 

Segundo a NOAA o potencial para tempo severo nos próximos dias é de moderado a alto. O centro de baixa pressão deve trazer pressão atmosférica muito baixa para o estado, em alguns pontos pode ser registrada a menor pressão no ano de 2012 e até mesmo num período de 2 anos. Em São Gabriel desde a instalação da estação no Jardim das Hortências, em pouco mais de ano a menor pressão registrada no local de 998.4hPa. Confirmando algumas projeções (mapa abaixo), poderá ser feito o registro de pressão inferior aos 994hPa, aumentando a amplitude anual para quase 40hPa.
Para o sul gaúcho na região do Chuí, a Metsul projeta pressão atmosférica em torno dos 990hPa, valor não muito comum de ser registrado e na maioria das vezes associado a danos causados pelo vento.


O mês de outubro já tem chuva acima de média em quase todo Rio Grande do Sul. Porém com mais este período instável que está sendo projetado, pode ocorrer uma nova crescente do rios, afetando assim áreas povoadas com alagamentos. O final do mês deve terminar como este começou, com muita chuva, sendo esperados em média acumulados superiores aos 120mm em muitos locais do estado.

Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Zero Hora, Cptec/Inpe, De Olho no Tempo, WxBrasil, Inmet, Ogimet, Gustfront

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...