Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sábado, 6 de outubro de 2012

Tempestades fortes na Argentina marcam novo período instável no RS

Tempestades se formaram rapidamente ontem na Argentina, com a formação de um Sistema Convectivo de Mesoescala a partir da noite. As células de tempestades provocaram queda e acumulação de granizo na província de Córdoba e até mesmo algumas supercélulas se formaram sobre o país, como a registrada abaixo por David Odrizola na cidade de Venado Tuerto:


Porém esta onda de tempo severo está apenas começando. A partir desta sábado as tempestades já alcançam o estado e pode ocorrer vento e queda de granizo. O dia das Eleições promete ser instável e com chance de chuva a qualquer momento em todo centro-sul gaúcho, porém as temperaturas seguem elevadas, com mínimas próximas aos 20°C e máximas ultrapassando os 25°C.
A presença de nebulosidade vai ser determinante para as temperaturas máximas neste domingo, visto que existe divergências entre as previsões, porém no centro-norte do estado a temperatura pode até mesmo ultrapassar os 36°C segundo a Metsul. Apesar do risco de temporais no estado, a convecção e a chuva mais forte deve ficar sobre o Uruguai, devido a presença uma frente fria estacionária.
No começa da próxima semana a chuva generaliza sobre o Rio Grande do Sul, com chance de tempo severo e queda de granizo em muitas regiões. Desde hoje até a próxima quarta-feira a região de faz fronteira com o Uruguai pode, segundo a Metsul receber altos acumulados de chuva, com possibilidade para crescida dos rios.

A temperatura subiu bastante ontem e fez calor em São Gabriel, com o ar úmido e o ponto de orvalho elevado a sensação de abafamento era grande. A mínima na cidade foi de 16,8°C e a máxima de 28,8°C registrados na estação do Inmet. O sábado começou quente com mínima de 19,6°C no Jardim das Hortências e uma elevação que fez a temperatura chegar aos 26,9°C no local, porém com o avanço de uma frente de rajada e da chuva a temperatura caiu sete graus.
Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Meteobrasil, Gustfront

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...