Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Termina o período instável, frente fria avança após muita chuva

Na sexta-feira fortes tempestades já traziam danos na Argentina, pois a advecção de ar quente manteve uma frente fria estacionada sobre o Uruguai nos últimos dias, o que favoreceu a contínua formação de sistemas convectivos.
A chuva sobre a província argentina de Entre Rios e o oeste-noroeste do Uruguai ultrapassou os 200mm em vários pontos nestes últimos dias. Somente em Concordia na Argentina, foram 367mm na última semana. O Rio Quaraí na fronteira com o Brasil acabou subindo 9,7m, deixando 3.000 pessoas desabrigadas no departamento uruguaio de Artigas.

----------------------------------------------------------------------------------
As células de tempestade e os sistemas convectivos proporcionaram pela imagens em São Gabriel nestes últimos quatro dias. A chuva na cidade já chega aos 161,8mm nesta semana e aos 232,6mm neste mês, superando a média esperada para todo mês em apenas 10 dias.

*-FRENTE DE RAJADA - 06/10/2012

*-FRENTE DE RAJADA - 07/10/2012 

*-CÉLULA CONVECTIVA ISOLADA - 07/10/2012 

----------------------------------------------------------------------------------

Na madrugada desta terça-feira uma intensa célula de tempestade alcançou refletividade máxima na escala de dBz do Radar de Santiago. A célula de tempo severo alcançou sua maior intensidade sobre o município de Rosário do Sul se deslocando para o município de São Gabriel algum tempo depois, porém até o momento não haviam relatos de temporal ou de queda de granizo na região.Em Rosário do Sul somente hoje foram 117mm,

Os maiores acumulados de chuva hoje se deram na zona centro-sul do estado, onde a presença de uma frente fria trouxe precipitação durante grande parte do dia. Agora no final da tarde a frente fria já se desloca para o norte gaúcho, ainda afetando esta região amanhã, enquanto o sul do estado terá menos nuvens e temperaturas mais baixas.

ALGUNS ACUMULADOS DE CHUVA ( 8/9 ):
  • 141,8mm - São Gabriel (Jardim das Hortências)
  • 140,6mm - Bagé
  • 120,6mm - São Gabriel
  • 116,4mm - Santana do Livramento
  • 99,8mm - Quaraí
  • 78,8mm - Caçapava do Sul
  • 61,4mm - Santa Maria
  • 42,0mm - São Borja


ACUMULADOS SEMANAIS NO URUGUAI

A temperatura que se manteve estável nos últimos dias, deve ter uma queda maior nos próximos dias, com mínimas inferiores a 10°C no período. O rápido avanço de uma massa de ar seco e frio porém não traz risco de geada a região. Previsão do Cptec para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, MetUruguay, Gustfront, Atmet, Climarosul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...