Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Tornado e ciclone em movimentada primavera no Conesul

A formação de um ciclone proporcionou a formação de células de tempestades que levaram tempo severo desde a Argentina até o estado de São Paulo. Porém a mais impressionante imagem desta onda de tempo severo foi registrada no Uruguai, onde um tornado passou parte da cidade de Lascano do departamento de Rocha. Um cavalo acabou ''voando'' com a passagem do tornado que além de destruir árvores, atingiu duas casas de produtores rurais da região.



O fenômeno acima porém é bastante distinto de um ciclone, cuja imagem de satélite abaixo mostra sobre o litoral uruguaio.A pressão atmosférica na costa uruguaia chegou a 982hPa em Laguna del Sauce e os ventos alcançaram 180km/h em Punta del Este, assim o Uruguai mais uma vez nesta primavera teve danos causados por vento forte associado a ciclones extratropicais.


Porém a temporada de tempestades e tempo severo continua e o próximo final de semana reserva chuva forte e potencial para temporais. Algumas previsões inclusive tem indicado acumulados superiores a 100mm na fronteira gaúcha com o Uruguai.
A quinta-feira apesar de começar com 11,8°C em São Gabriel teve máxima de 27,3°C, ambas medições na estação local do Inmet. Pois amanhã a tendência de aquecimento se mantém em toda região da Campanha, com previsão de mínimas entre 10°C e 15°C, com máximas entre 27°C e 31°C. A chuva retorna ao norte do estado, porém algumas previsões colocam potencial para a mesma em cidades da região central, como Santa Maria e até mesmo São Gabriel, no entanto em caráter isolado.

Previsão para São Gabriel:

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, NASA, Espectador.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...