Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Tempestades fortes trazem tempo severo ao RS

Um domingo de muito calor no Rio Grande do Sul antecedeu a formação de intensos núcleos convectivos que resultaram em tempestades pelo centro-sul gaúcho. A circulação atmosférica em altos níveis e a presença de um cavado em superfície permitiram a formação de tempestades na fronteira com a Argentina e Uruguai e que se intensificaram bastante sobre território gaúcho.

Máximas no domingo:
  • 36,9°C - Santa Rosa (Estação Particular)
  • 35,5°C - Vila Nova do Sul (Estação Particular)
  • 35,0°C - Uruguaiana
  • 34,8°C - Santa Cruz do Sul (Estação Particular)
  • 34,8°C - São Gabriel
A primeira tempestade a ingressar no estado se formou por volta das 18h no oeste uruguaio e conforme se deslocava para nordeste ia ganhando intensidade. Nas horas que seguiram pela noite de domingo se formou uma intensa linha de instabilidade que levou temporais a diversas cidades da campanha gaúcha.
Segundo a CEEE 15mil pessoas ficaram sem energia com os temporais em todo estado, porém a cidade mais atingida foi Cacequi onde postes e árvores caíram e 100 casas ficaram danificas no município. Em São Pedro do Sul, na região central, uma casa foi destelhada e Barra do Quaraí, no sudoeste do estado, teve árvores tombadas com a força do vento.  

Destalhamento em universidade de Cacequi permitiu que a chuva danificasse eletrônicos

Em Barra do Quaraí árvores e 100 postes tombaram com o vendaval:



Em São Gabriel onde o vento chegou aos 77,4km/h um supermercado teve parte do telhado arrancada com vento forte que veio acompanhado de chuva intensa e queda isolada de granizo. Na Terra dos Marechais a chuva totalizou 25,6mm na estação de monitoramento do bairro Jardim das Hortências.

Algumas árvores caíram em São Gabriel. Imagem de Gabriela Machado.

Na cidade vizinha de Rosário do Sul que ficou sob o mais intenso núcleo convectivo, várias árvores foram derrubadas no interior. Já na cidade a estação meteorológica do Climarosul indicou vento de 50km/h. 

As imagens do radar de Santiago na noite de ontem impressionavam, dois núcleos muito fortes quase chegaram a escala máxima de decibéis no campo de refletividade, que inclusive era condizente com granizo grande em algum pontos. Por ser um área pouco povoada os registros são mais escassos e são concentram na área urbana, porém o interior de municípios como Lavras e Rosário do Sul pode ter enfrentado tempo bastante severo.


Fonte : REDEMET, G1, Zero Hora, Correio do Povo, Defesa Civil, Brigada Militar, RBSTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...