Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Frente fria traz chuva após vento forte

Os últimos dias tem sido marcados pela chuva forte e tempestades isoladas sobre o Conesul, sendo registrados alagamentos e quedas de árvores.A Argentina porém é a maior afetada quando a chuva, Freyre na província de Córdoba teve 460mm em apenas dois dias, assim ocorreram alagamentos e cerca de 200 habitantes tiveram de sair de suas casas com 50% da cidade inundada.Na cidade de Paraná, província de Santa Fé, foram 178mm em apenas 24h, na última quarta-feira, inclusive com registro de queda de granizo.

A tempestade que atingiu Rosário se formou com o ingresso de ar quente pelo Jato de Baixos Níveis e o deslocamento de uma área de baixa pressão pelo território argentino, dando origem a um Sistema Convectivo de Mesoescala que se deslocou pelo oeste uruguaio, provocando intensas rajadas de vento. Em Bella Únion o vento chegou aos 129km/h, provocando danos, assim como as rajadas de 111km/h registradas em Artigas.Além do vento o país vizinho também experimentou intensa chuva, com registro de 160mm em Dolores, 150mm em Cañada Magallanes e 120mm em Flores Puntas del Sauce.
Ao avançar pelo sudoeste do estado, o sistema convectivo também provocou vento forte, Uruguaiana teve rajadas de 95km/h e Quaraí rajadas de 93km/h. Conforme o sistema perdeu força, passou a se deslocar pela região uma frente de rajada proveniente do mesmo, trazendo vento forte e chuva fraca. Em São Gabriel o vento chegou aos 64km/h na estação do Inmet, porém em Bagé as rajadas foram mais fortes, com danos estruturais e registro 115km/h no aeroporto local.

Danos em Bagé, casa destelhadas e árvores tombadas:

Ao se deslocar para norte, tempestades começaram a se ativar sobre a frente de rajada provocando mais chuva e rajadas de vento sobre o centro-norte do estado, rajadas de 112km/h e 102km/h foram registradas em Cruz Alta e Canoas, respectivamente. Em Campo Bom a temperatura chegou aos 39,7°C com sensação térmica próxima aos cinquenta graus, antes da chegada das tempestades, que também provocaram queda de granizo em Estrela e Vale do Taquari.
Porém a frente fria avançou sobre o estado somente hoje, com chuva generalizada, apesar de menos intensa. O sistema frontal tem em sua retaguarda uma massa de ar frio, responsável por provocar neve no Chile e na Argentina, há dois dias atrás e antes do início do verão astronômico. Porém as atuais previsões indicam que o ar frio irá se deslocar para o mar, causando apenas um efeito pequeno nas mínimas sobre o território gaúcho.

Comparação de antes e depois da nevasca em Las Leñas na Argentina:

Mendoza foi a província argentina a registrar mais neve, cobrindo as montanhas da região:

---------------------------------------------------------------

Em São Gabriel o vento ontem chegou aos 64km/h na estação, marcando mais um dia com chuva. Dezembro vai chegando aos últimos dias já com precipitação acima da média, com 71mm a mais que o esperado para o período.

CHUVA EM SÃO GABRIEL - DEZEMBRO (Jardim das Hortências):
  • 04/12 - 25,0mm
  • 05/12 - 0,2mm
  • 07/12 - 6,4mm
  • 11/12 - 23,6mm
  • 12/12 - 18,2mm
  • 13/12 - 17,4mm
  • 16/12 - 14,8mm
  • 17/12 - 0,2mm
  • 18/12 - 12,8mm
  • 19/12 - 4,6mm
  • 20/12 - 11,2mm
  • 21/12 - 43,0mm
  • Total - 177,4mm
Dos vinte e um dias já passados, foi registrado precipitação em doze deles. Para quem está cansado da chuva as atuais previsões podem ser decepcionantes, com projeção de chuva em pelo menos mais dois dias até o final do ano, com chance de temporais inclusive no dia 25. O verão que começa hoje deve ter períodos muito de calor e de temporais, com tendência das temperaturas ficarem acima da média, segundo a Metsul.


Tempestade elétrica na terça-feira:


Previsão do Cptec/Inpe para São Gabriel:

---------------------------------------------------------------

Fonte : Metsul, NOAA, Inmet, Cptec/Inpe, Ogimet, WxBrasil, Gustfront, La Voz, BCP Salto, Folha do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...