Os registros atualizados da estação meteorológica já estão disponíveis..

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Rápida onda de tempestades traz danos e imagens espetaculares

O intenso ingresso de ar quente sobre o Rio Grande do Sul já no domingo era um prévia do que estava por vir, nesta segunda-feira uma frente fria se formou sobre a Argentina rapidamente ''explodindo'' em intensidade. Na Argentina houve queda de granizo, inundações e vendavais fortes que provocaram danos e quedas de árvores, no entanto nada foi mais impressionante que as imagens da chegada de uma frente de rajada em Zarate (primeira imagem) e em Buenos Aires (segunda imagem).



A frente se deslocou rapidamente em direção ao Uruguai, levando três pessoas a morte. Um tornado pode ter atingido Carmelo, no departamento de Colônia, segundo a Metsul Meteorologia. Durante o vendaval dois ônibus foram arremessados para fora de uma rodovia, segundo passageiros ''o veículo dava voltas como um papel''. Todo o país foi atingido com o avanço do sistema frontal, incluindo departamentos como Cerro Largo, Soriano e Salto.

Ônibus tombado em Carmelo é um indicativo da força do vento na localidade

A frente fria seguiu bastante intensa em direção ao Rio Grande do Sul, em um alinhamento de tempestades bem organizado. A tarde havia sido de muito calor no estado com elevadas temperaturas e pressão atmosférica muito baixa (995hPa em Santa Maria, São Gabriel, Porto Alegre).

MÁXIMAS NO ESTADO:

  • 41,4°C - Santa Cruz do Sul (Estação Particular)
  • 39,6°C - Campo Bom
  • 39,4°C - Teutônia
  • 39,3°C - São Leopoldo (Estação Particular)
  • 38,8°C - Morro Redondo (Estação Particular)
  • 38,6°C - Santa Maria
  • 38,5°C - Vila Nova do Sul (Estação Particular)
  • 38,3°C - São Gabriel
  • 38,3°C - Santa Rosa (Estação Particular)


Em solo gaúcho ocorreram quedas de árvores desde a fronteira até a região metropolitana, com rajadas chegando aos 120km/h em Quaraí e aos 113,8km/h em Pelotas. Milhares de pessoas ficaram sem energia elétrica, inclusive em São Gabriel que teve rajadas de 70km/h, mas que foram suficientes para quebrar galhos de árvores. Ao meio-dia cerca de 500 mil pessoas ainda estavam sem energia elétrica segundo a CEEE, com maiores problemas na região de Porto Alegre. No sul do estado, uma pessoa ficou ferida em Pelotas, ao ser atingida por uma árvore.

Chamou a atenção nas imagens de radar um tempestade isolada e pré-frontal que se formou sobre o ar quente na dianteira da frente, a mesma se desenvolveu a leste de São Gabriel e por alguns momentos, durante o deslocamento para sudeste, chegou a apresentar algumas características supercelulares com um possível hook echo (echo em gancho que é uma caracterísitca de uma possível formação tornádica ).

Intensa linha frontal ao cruzar a fronteira com o Uruguai

Em Pelotas as rajadas superiores a 100km/h registradas pela estação da Ufpel foram antecedidas por uma espetacular shel cloud ( um dos tipos de uma frente de rajada). A imagem abaixo dos caçadores de tempestades do Capinchocumulus com a tempestade sobre a Lagoa dos Patos é impressionante.


Fonte : Metsul, Eco de Carmelo, Gustfront, REDEMET, Ufpel, Capinchocumulus, Diário Popular, Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...